Principais Notícias

Argentina bate a França e é tri

Em jogo épico, Messi comanda vitória sobre os franceses

A Argentina é tricampeã do mundo! Na decisão, considerada por muitos a melhor de todos os tempos, a seleção albiceleste bateu a França e conquistou pela terceira vez na história a Copa.

O título veio num duelo onde o camisa 10 argentino, Lionel Messi, comandou a equipe contra seu parceiro de PSG, Kylian Mbappé, em quase três horas de futebol num Estádio Lusail lotado com quase 90 mil pessoas.

A Argentina dominou o primeiro tempo, não deu espaços para a França, que sequer conseguiu finalizar no gol defendido por Martinez. O primeiro gol do jogo foi marcado por Messi.

Aproveitando pênalti de Dembelé em Di Maria, “La Pulga” fez 1 a 0, com 20 minutos. A superioridade argentina seguiu contra uma França completamente perdida em campo, situação ilustrada no segundo tento da final.

Em uma bela trama ofensiva Mac Allister tocou para Messi, que clareou a jogada na direita para Julián Álvarez. O atacante lançou em profundidade, às costas da zaga, de volta para Mac Allister, que mandou passe precioso para Di María tocar na saída de Lloris: 2 a 0.

Diante disso o técnico francês, Didier Deschamps, mexeu antes do intervalo tirando Dembelé e Giroud, colocando Thuram e Kolo Muani. Da nada adiantou.

Mesmo com mais posse de bola na etapa final, a França seguia sem assustar, por isso a Argentina mantinha uma postura mais defensiva, sem ser incomodada.

Quando a torcida argentina já gritava olé e contava os minutos para o fim do jogo, Mbappe apareceu e as coisas mudaram. Aos 34 Otamendi derrubou Kolo Muani na área, pênalti convertido pelo camisa 10, que empataria o jogo dois minutos depois em um belo voleio.

Com isso veio a prorrogação. A pressão francesa diminuiu e aos poucos a Argentina foi retomando o controle do jogo e chegou aos 3 a 2, com Messi na etapa final.

Mas não acabou. Mbappé chutou, a bola pegou no braço de Montiel, mais um penal. O próprio Mbappe bateu e fez o terceiro dele no jogo, o oitavo na copa. E no fim da prorrogação deu tempo para mais uma jogada.

Kolo Muani aproveitou sobra de bola e chutou forte, para uma defesa épica de Martinez. Vieram os pênaltis

Os dois craques começaram batendo. Mbappé fez para a França, Messi converteu pela Argentina. E aí começaram os erros franceses. Coman e Tchouaméni desperdiçaram, enquanto Dybala e Paredes marcaram. A Argentina abriu 3 a 1. Kolo Muani, se errasse, tiraria as chances da França. Mas ele fez. Aí ficou no pés de Montiel, um lateral-direito discreto, longe de figurar entre os astros da seleção, a missão de bater o pênalti decisivo. E ele fez – e confirmou o título argentino.

Por: Carlos Oliveira