Destaques da Semana

Compaixão é se colocar no lugar de quem sofre e tem fome

A Campanha da Fraternidade, iniciada ontem com a celebração da missa de abertura na igreja matriz, é um tempo de jejum, oração e caridade para os cristãos que farão reflexões sobre o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, trecho do evangelho de Mateus 14:16.

“O jejum, oração e caridade são os três pilares do tempo da quaresma, um período de conversão para nos compadecer do próximo, tendo como base os ensinamentos de Jesus, que sempre se compadecia da multidão que o cercava. Compaixão não é ter dó, é sofrer junto e se colocar no lugar de quem tem fome”, explicou padre Santana que ressaltou: “Que o jejum abra nosso coração para todos que sofrem. Não sejamos indiferentes à realidade que vemos. O exemplo de caridade praticado durante a pandemia não pode acabar. Todos se envolveram para matar a fome de quem necessitava. Onde todos se sentem irmãos não há fome”.

O pároco também salientou que cada um deve começar a praticar o bem sem atribuir a responsabilidade para o Poder Público e associações. “Eu mesmo devo começar a praticar a solidariedade para viver este momento de conversão, de mudança do coração porque só o contato com Deus é capaz de nos transformar”.

A conversão não é só de alimento material, mas também espiritual. “Não é só dar algo para o próximo. Temos fome de paz, carinho e atenção que só adquirimos à medida que nos doamos, fazendo o outro feliz. Não podemos nos isolar, precisamos ir ao encontro das pessoas”.

O pároco convida todos os cristãos a viverem a fraternidade nas reflexões que serão realizadas nas terças-feiras, às 19h30, na igreja matriz. “Não preciso pertencer a uma comunidade para participar dos encontros semanais nas casas. Posso me reunir com meu grupo de trabalho e de amigos para refletir e rezar”, concluiu Santana.

FESTA PRESENCIAL

O padre anunciou que após três anos a Festa de São José volta a ser presencial. O evento será realizado no período de 11 de março a 2 de abril.

Padre Santana com o manual da campanha promovida pela CNBB.