Principais Notícias

Adeus a Willes Camolesi

A cidade perdeu no último dia 7 uma das suas figuras mais pitorescas, o Sr. Willes Camolesi (foto), aos 86 anos, que teve complicações decorrentes de uma fratura no fêmur. Profundo conhecedor da história da cidade, da qual fez parte, contava muitos fatos que despertavam a curiosidade de quem os ouvia.

Como começou a trabalhar muito jovem, na Mecânica Camolesi do pai Sílvio “Nico” e do tio Arnécio “Décio”, também se aposentou cedo. O tempo foi usado para a família e em fazer o bem.  

Na juventude mudou-se para a capital São Paulo, onde foi funcionário do extinto Banco do Estado. Mais tarde retornou a Colina e, após aprovação em concurso público, tornou-se servidor estadual lotado na Escola Lamounier de Andrade, onde exerceu diversas funções, inclusive de diretor. Também foi citricultor nos tempos áureos da cultura no interior paulista.  

Como era uma pessoa ativa e sempre disposta a ajudar, com experiência na área educacional, foi convidado a participar da administração da Apae, sendo um dos seus primeiros presidentes e da antiga AMEC – Associação Municipal de Ensino de Colina, que passou a denominar-se ETAM “São Francisco de Assis”. Também exerceu o voluntariado no Hospital José Venâncio por alguns anos.

A família era a sua maior paixão e a esposa Bernadete, com quem foi casado por 63 anos, o seu porto seguro. O casal primava pela boa educação dos filhos e com muita luta formou no ensino superior os três: João Sylvio (Rio Preto) e Romero que são engenheiros mecânicos e Ana Paula (Guararapes/SP) é médica. O Sr. Willes foi assinante do jornal O COLINENSE praticamente a vida toda e era leitor assíduo do semanário. O enterro e velório foram acompanhados por centenas de pessoas, que prestaram a última homenagem ao amigo e a pessoa de caráter elevado, que só deixou bons exemplos, principalmente para os netos a nova geração da família Camolesi.