Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 28/04 a 03/05

Dia 28 – Sexta-feira

15h – Missa na capela do hospital

Dia 29 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 30 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 01 – Segunda-feira – Dia do TRABALHADOR

08h – Assembleia Diocesana de Pastoral na Cidade de Maria

Dia 03 – Quarta-feira

19h30 – Missa com novena na Matriz

“EU SOU A PORTA”

O Quarto Domingo da Páscoa, é dedicado a Jesus, Bom Pastor. O Evangelho diz: “as ovelhas escutam a sua voz, ele chama pelo nome”. O Senhor nos chama pelo nome, chama-nos, porque nos ama. Mas, diz novamente o Evangelho, há outras vozes que não se deve seguir: as de estranhos, ladrões e assaltantes, que querem o mal das ovelhas.

Essas diferentes vozes, ressoam dentro de nós. Há a voz de Deus, que fala amavelmente à consciência, e há a voz tentadora que induz ao mal. Como podemos reconhecer a voz do Bom Pastor e a dos ladrões, como podemos distinguir a inspiração de Deus da sugestão do Malígno?

Podemos aprender a discernir essas duas vozes: elas falam duas línguas diferentes. Tal como sabemos distinguir uma língua da outra, também sabemos distinguir a voz de Deus da voz do Maligno. A voz de Deus nunca obriga: Deus se propõe, Ele não se impõe. Ao contrário, a voz do maligno seduz, agride, força: suscita ilusões deslumbrantes, emoções tentadoras, mas transitórias. No início nos lisonjeia, faz-nos acreditar que somos onipotentes, mas depois deixa-nos vazios por dentro e nos acusa: “Tu não vales nada”. A voz de Deus, pelo contrário, nos corrige, com muita paciência, e nos encoraja sempre, consola-nos: alimenta-nos sempre de esperança. A voz de Deus é uma voz que tem horizonte, enquanto a voz do Maligno nos leva a um muro, põe-nos de lado.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANAPároco