Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 10/02 a 15/02

Dia 10 – Sexta-Feira

19h30 – Missa de ordenação sacerdotal do Diácono Daniel em Olímpia

Dia 11 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 12 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as Crianças na matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 14 – Terça-feira

09h – Reunião do clero na Cidade Maria

Dia 15 – Quarta–Feira

Reunião do clero na cidade Maria até às 16h

19h30 – Missa com novena na Matriz

20h – Reunião da Equipe da Festa de São José no Lar Paroquial

“CUMPRIR A VONTADE DO PAI!”

         A verdadeira justiça: eis o tema que perpassa as leituras deste próximo final de semana. Tornamo-nos justos se seguirmos a Palavra de Deus. Tornar-se justo não consiste em mérito pessoal, mas do Pai. Deus nos justifica se seguimos sua vontade!

          Na leitura de Eclo 15,16-21 – nos apresenta o livre-arbítrio do ser humano e o amor e fidelidade de Deus. O Pai não deixa seus filhos e filhas entregues ao erro. A eles propõe seus mandamentos! Estes não são impostos, mas propostos. Tanto é assim, que Deus dotou o ser humano com a faculdade de escolher! Na liberdade, todos somos convidados a optar pela vida (bem). Quanto mais conhecemos a vontade do Pai, mais livres somos para escolher o bem!

          Na leitura de 1Cor 2,6-10 – Paulo trata da “sabedoria misteriosa de Deus”. Esta somente os “perfeitos” conhecem. Na linguagem de Paulo, os “perfeitos” são os amadurecidos na fé. Os maduros na fé, por sua vez, são aqueles que, alicerçados na Palavra do Senhor, se abrem ao Espirito Santo para, iluminados por ele, compreender o projeto de salvação do Pai, expresso na cruz de Jesus Cristo.

         No Evangelho de Mt 5,17-37 – Jesus reinterpreta o Decálogo. Ele apresenta-se como a plenitude da Lei de Deus: “Não vim abolir a Lei, mas dar-lhe pleno cumprimento”. Jesus é a expressão do espirito da Lei: ele é a sua hermenêutica! Ser discípulo de Jesus Cristo consiste em vivenciar o espirito da Palavra normativa do Pai! Sua Igreja (povo de Deus), como germe do Reino de Deus, deve ser a hermenêutica dos mandamentos divinos.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco