Destaques da Semana

Cartório tem novo oficial

Cargo estava vago há 4 anos

Após quatro anos vago, o cargo de Oficial de Registro da Comarca de Colina foi ocupado por Victor Novais Buriti, de 35 anos, natural de São Paulo, que é responsável tanto pela parte técnica como administrativa do cartório localizado na Av. Rui Barbosa.

O novo oficial de registro assumiu a função no último dia 17 e veio de Cravinhos, onde permaneceu até a aprovação no 12º Concurso de Outorga de Delegações de Notas e de Registro promovido em 2021 pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que teve 6.664 inscritos para um total de 219 cartórios a serem providos. O concurso se encerrou no último dia 5 com a audiência de escolha das Serventias.

“Obtive o 20º lugar no critério de remoção para as serventias de Registro de Imóveis, o que possibilitou minha escolha por Colina. Visitei cerca de 30 cidades e gostei muito daqui. Me pareceu ser uma cidade muito bem cuidada e com boa estrutura, além de estar em uma região muito próspera. O cartório também está bem estruturado e já vem prestando um bom serviço. Esses foram alguns dos fatores que me levaram a optar por Colina”, destacou Victor.

DESJUDICIALIZAÇÃO

Perguntado se o cartório precisou se adaptar à nova realidade da sociedade, ele frisou: “Os cartórios têm acompanhado as diversas demandas sociais e têm sido instrumentos de obtenção de diversos direitos fundamentais. Além disso, os cartórios têm assumido o protagonismo no processo de desjudicialização, possibilitando que diversas demandas que antes somente poderiam ser solucionadas no âmbito judicial possam ter um desfecho por meio de procedimentos dentro dos próprios cartórios”.

O oficial de registro trabalha em cartório desde 2009 e presta concursos há 12 anos. O cargo estava vago desde 2019  em razão da aprovação do antigo titular em concurso público em outro Estado.

Victor é graduado em Direito desde 2010 pela UNIFRAN – Universidade de Franca e possui pós-graduações em Direito Imobiliário, em Direito Notarial e Registral e em Direito Civil. Além disso, é Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (FDRP/USP), título obtido em 2021.

Victor Novais Buriti é o novo Oficial de Registro do Cartório da Av. Rui Barbosa.