Destaques da Semana

“Manutenção de atendimento depende da Unimed”, afirma provedor

Os atendimentos pela Unimed Barretos não serão mais realizados pelo Hospital José Venâncio, a partir do dia 5 de dezembro, se o contrato com a entidade não for renegociado pelo plano de saúde.

O assunto foi tema de comunicado publicado pela Unimed Barretos na edição da última semana, informando aos beneficiários sobre a interrupção do atendimento por iniciativa exclusiva do hospital colinense.

A reportagem procurou pelo provedor Osny Paro que em entrevista explicou os motivos do descredenciamento. “O contrato com a Unimed foi firmado em 2009 e há anos tentamos renová-lo sem sucesso. Inclusive no ano passado estive na companhia do prefeito Dieb, secretária Sadia e a administradora Juvenata em Barretos para a negociação que não deu em nada. A Unimed já paga muito pouco e tem serviço que é nos repassado valores abaixo do custo. O que não está no contrato não é pago. Os materiais e medicamentos usados nos procedimentos são reajustados por que o contrato também não é?

REALIDADE DIFERENTE

O provedor esclareceu: “A realidade atual do hospital é bem diferente de 14 anos atrás que não tinha a estrutura de hoje, nem os novos equipamentos e o número de procedimentos oferecidos, que cresceu bastante. Precisamos reajustar os valores e incluir procedimentos realizados que não constam no contrato atual”. Ele acrescentou: “a direção da Unimed foi irredutível e a negociação não avançou. A única opção será a interrupção dos serviços porque não adianta atender, ficar oneroso e prejudicar quem poderia ser atendido. São anos e anos de conversas infrutíferas que não deram em nada”.

PRAZO DE 60 DIAS

No início de outubro o hospital elaborou um documento dando prazo de 60 dias, até o dia 4 de dezembro, para negociação ou rescisão do contrato. “Estamos fazendo tudo para que a Unimed demostre interesse em continuar  trabalhando com o hospital. Espero que os usuários do plano não precisem se deslocar a Barretos e região para serem atendidos pelo plano. Há anos não há reajuste, nem atualização do contrato o que inviabiliza manter o atendimento da Unimed no hospital. Não dá mais para continuar da forma como está”, concluiu o provedor que aguarda a decisão da Unimed para que a situação seja revertida e os atendimentos no hospital sejam mantidos.

Atendimento da Unimed no hospital corre o risco de ser interrompido caso contrato não seja renegociado.