Destaques da Semana

Mais de 203 animais são castrados no final de semana

Preocupada em controlar a natalidade de animais urbanos e prevenir zoonoses, desde o ano de 2019, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da unidade de Atendimento Municipal para Cães e Gatos – SUS Cão, realiza o Projeto Municipal de Castração de animais. Até novembro/2023 foram feitas 900 castrações gratuitas. E, neste último final de semana, dias 2 e 3, aconteceu a castração e a microchipagem de mais 203 cães e gatos, também gratuitamente.

A ação aconteceu nas dependências da Secretaria de Saúde, por meio de uma unidade de castração móvel, o “Castramóvel”, que disponibilizou equipamentos e materiais cirúrgicos indispensáveis para um bom desempenho de cirurgia, garantindo a segurança dos pets e oferecendo atendimento à cães e gatos, machos e fêmeas.

Além dos 900 animais castrados desde 2019, a prefeitura castrou mais 203 animais no último final de semana, entre cães e gatos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e animais de rua, todos previamente cadastrados por seus tutores no Programa de Controle da População Canina e Felina do SUS Cão de Colina.

Os cães e gatos também receberam microchips, que armazenam informações dos próprios animais, bem como de seus tutores, facilitando sua identificação.

É necessário esclarecer que inicialmente a castração beneficiaria 213 animais. Porém, deste total, 10 não estavam aptos para o procedimento cirúrgico, considerando que é de fundamental importância que o cão e o gato se enquadrem nos seguintes quesitos:

• ter entre 06 (seis) meses à 09 (nove) anos de idade;

• fazer jejum adequado antes do procedimento de castração, conforme orientações fornecidas durante o agendamento;

• estar apto fisicamente;

• a fêmea não pode estar no cio;

• possuir um responsável para acompanhamento durante e após a cirurgia.

“Sabemos da importância de trabalhos voltados à causa animal, por isso este é um tema que na nossa Administração também recebe atenção especial”, destacou o prefeito Dieb que acrescentou: “o último final de semana foi de grande alegria para nossa equipe de Saúde pela realização da castração animal, nosso projeto desde o ano de 2019, quando iniciamos a castração gratuita de cães e gatos. E, em novembro deste ano alcançamos o total de 900 animais castrados. Porém, tínhamos uma demanda de 213 cadastros, aguardando o procedimento. Por isso, decidimos contratar um castramóvel para conseguirmos atender estes animais previamente cadastrados. Sabemos que a iniciativa é de grande relevância para obtermos êxito no controle populacional de cães e gatos na cidade, para prevenirmos zoonoses, além de maus tratos aos animais”. O prefeito agradeceu e parabenizou a Secretaria de Saúde e toda equipe por desenvolver com responsabilidade e eficiência este projeto e as demais ações que envolvem a Saúde Pública em Colina.

Dieb, secretária Sadia, coordenadores Antonio, Ana Lívia com profissional do castramóvel e munícipe.