Coluna Mais Saúde

JANEIRO BRANCO: cuidar da saúde mental para evitar surgimento de doenças

SAÚDE

JANEIRO BRANCO: cuidar da saúde mental para evitar surgimento de doenças

O “Janeiro Branco” é o mês da campanha para conscientização dos cuidados com a saúde mental para uma vida plena e feliz. E para abordar o assunto o “Conexão Tudo de Bom”, da 105 FM, entrevistou na última quinta-feira, dia 11, a neurocientista Dra. Luciana Maria Depieri Branco que abordou com muita propriedade o assunto.

Com o aumento dos casos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico a campanha foi criada em 2014. “As pessoas estão cada vez mais nervosas, impacientes e irritadas ao extremo. O cotidiano atribulado e a vida muito corrida, às vezes com mais de um emprego, não justifica tanto estresse. Precisamos aprender a controlar nossa irritabilidade e cuidar da saúde mental para ficar longe de doenças”, explicou Dra. Luciana que afirmou que o uso em excesso da tecnologia pode prejudicar a saúde mental.

TECNOLOGIA PREJUDICA O SONO

“As pessoas estão cada vez mais dependentes do celular que se tornou um vício. Dormem com o aparelho do lado, vendo vídeos e escutando músicas que atrapalham as ondas cerebrais. Toda parte eletrônica quando fica muito perto do cérebro, principalmente a noite, acaba afetando o sono”, ressaltou a profissional que acrescentou: “O indicado à noite é deixar o celular a uma distância de no mínimo 4 metros e ficar duas horas sem o aparelho antes de dormir. A noite temos que preparar o cérebro para ir se acalmando”.

PRECISAMOS DAR O 1º PASSO PARA COMEÇAR A MUDAR

A neurocientista também deu dicas para ter uma vida feliz e que a tristeza prolongada não faz bem. “Aconteceu algo no trabalho ou na vida pessoal você substitui aquele momento ruim por pensamentos bons. Não é fácil, cada pessoa tem seu tempo para mudar, no entanto é preciso se esforçar. A ansiedade e nervosismo elevam a quantidade de cortisol e adrenalina, hormônios que em excesso no corpo aumentam o processo inflamatório. Os sintomas são: coração bate mais forte, sentimos nó na garganta, os brônquios fecham dando a sensação de falta de ar, de não poder respirar. Se não conseguimos controlar o estresse e a tristeza vamos atrair doenças e até o câncer que é um processo inflamatório das células. As pesquisas apontam que quanto mais deixamos o corpo inflamado desencadeamos doenças”.

MUDANÇA CONTÍNUA

Doutora Luciana salientou que todo mundo consegue ter uma vida mais leve e que a mudança é contínua. “Quando não conseguimos sozinho devemos pedir ajuda profissional, por isso a campanha ajuda a desmistificar isso”. Ela citou que tem atendido casos de crianças de 6 a 7 anos que já apresentam medo, baixa autoestima e tristeza profunda. “O jovem se compara muito com o que vê nas mídias sociais, esse mundo perfeito não existe. Isso acaba desencadeando a automutilação e o suicídio. A síndrome de burnout nada mais é que o estresse emocional pelo trabalho. É importante cuidar da saúde mental dos colaboradores das empresas para que aprendam a trabalhar em equipe, aumentar a produtividade e diminuir o afastamento por saúde mental. As pessoas que não são tão fortes emocionalmente se deixam ser engolidas por todos esses sentimentos, de depressão e ansiedade. Não podemos alimentar a ansiedade ruim, que faz mal. Em alguns países já se exercita o cérebro para não ter doenças”.

A profissional incentiva todos a querer uma vida melhor para o aumento da longevidade e diminuição do risco de ficar doente. Dra. Luciana realiza atendimentos presenciais e on-line e se colocou à disposição pelos fones (17) 3321-5050 (Hospital São Jorge) e (17) 99785-8604. Quem preferir também pode acessar o site www.reabilitaçãomultimidia.com.br para conhecer a ginástica para o cérebro. Acompanhe a profissional nas redes sociais: Luciana Maria Depieri Branco (Facebook) e @alucianabdepieri (Instagram).

A neurocientista SBNeC nº 16253 Dra. Luciana Branco, entrevistada do “Conexão Tudo de Bom” da última quinta-feira.
A neurocientista Luciana com os apresentadores do “Conexão Tudo de Bom”, Paulinho Moy e Dani Ribeiro.