Destaques da Semana

Hospital inaugura ampliação da lavanderia e entrega tomógrafo de última geração

Equipamento já está em funcionamento, atendendo os colinenses e toda região

As melhorias na parte estrutural e nos serviços oferecidos pelo Hospital José Venâncio estão cada vez melhores. Na manhã de sábado, dia 13, foram entregues a reforma e ampliação da área de processamento de roupas (lavanderia) e o aparelho de tomografia computadorizada de última geração, que já está em pleno funcionamento atendendo os colinenses e municípios da região.

A solenidade contou com a participação de políticos, representantes de deputados, secretários, prefeitos da região e da diretora da DRS V – Barretos, Ivana Clemente de Castro, que classificou a instalação do tomógrafo como extremamente importante. “Esse equipamento além de prestar serviço para o município vai atender também a região, os municípios no entorno que fazem parte da Regional de Saúde, agregando valor ao hospital que pode negociar com os convênios existentes”, frisou Ivana.

O prefeito Dieb agradeceu aos médicos que são responsáveis por esse trabalho no hospital, Pronto Socorro e por tudo que fazem pela saúde do município e região. “Parabenizo o provedor Osny e toda sua equipe. Em especial aos colaboradores que estão aqui no dia a dia e vejo o trabalho incansável de todos vocês. Eu e o Campanholi só ouvimos dos colinenses e da região elogios, que dá gosto entrar num hospital com tanta organização e limpeza, tanto na parte médica como na de serviços. Vocês, funcionários, são responsáveis por tudo isto”, destacou o prefeito.

Dieb também abordou em seu discurso que o hospital trabalha em parceria com a Administração. “A pandemia foi uma escola porque durante todo esse tempo mostramos aos governos estadual e federal que em Colina temos um hospital que realmente tem condições de atender e conseguimos fazer a diferença. Instalamos a UTI provisória e credenciamos estes leitos de UTI através dos deputados federal Márcio Alvino e André do Prado (estadual). Investimos ainda mais com a colaboração do governo do Estado, que concedeu R$ 1,3 milhão em equipamentos para a UTI”.

Ele também contou como foi a conquista do tomógrafo para Colina. “Quando o governador listou 7 tomógrafos para o Estado para atender alguns hospitais, tivemos a oportunidade de ir atrás e colocar o equipamento no hospital. O custo deste aparelho hoje é de aproximadamente 3 milhões de reais. Temos mais conquistas, todos os investimentos no hospital a prefeitura é parceira, 70% da receita é repassada pelo municipio”.

GRANDE DIA

O provedor Osny Paro disse que a inauguração é um grande dia não só para os colaboradores do hospital, como também para todos os colinenses. “A lavanderia precisou ser ampliada devido a quantidade enorme de roupas utilizada diariamente. A máquina antiga é pequena e não estava mais dando conta da grande demanda. O espaço já está todo adequado para receber uma nova máquina, fruto de emenda parlamentar de 2021, que está para chegar”, explicou Osny que ressaltou: “O tomógrafo foi uma luta muito grande do prefeito, com apoio da Câmara. Tivemos que mudar a energia, fazer uma sala nova e sem as adequações não conseguiríamos adquirir esse aparelho que foi uma doação do governo estadual. O Hospital trabalha em conjunto com a Prefeitura e Câmara buscando recursos. Agradeço ao Dieb, vereadores, minha parceira Ana Maria que sempre me apoia e a Juvenata. Estamos sempre juntos numa briga constante para fazer o melhor pelo hospital”.

O médico e ex-prefeito Adilson Sturaro foi convidado a fazer uso da palavra e enalteceu o trabalho do prefeito. “Gostaria muito que quando vim para cá há 50 anos tivesse um prefeito como o Dieb, que é incansável. Eu e o Dr. Pedro fizemos o prédio do hospital há muitos anos atrás que sempre está recebendo melhorias, principalmente na Administração do Dieb. Me deu até inveja e vontade de voltar o tempo para participar novamente deste hospital que está maravilhoso, atende toda região e que está com a UTI aí do lado”, declarou Sturaro. 

O prefeito de Monte Azul, Marcelo Otaviano, que também preside o Codevar, disse que esta conquista é de toda a região. “Nós, das cidades vizinhas, não temos inveja ficamos orgulhosos de ter um prefeito como você Dieb, que busca e consegue isso não só para Colina, mas para toda região”.

Os vereadores Evonei, Muniz e Montanha também se pronunciaram sobre esta importante conquista. O vereador Evonei disse: “Essa ampliação da lavandeira, principalmente do tomógrafo, muda a cidade de patamar na região em relação à saúde pública. Estou muito feliz, fui testemunha de tanto que o prefeito correu atrás disso. Acompanhei ele em praticamente em todas as viagens em busca deste benefIcio para a população que hoje se torna realidade. É motivo de muita satisfação para nós, vereadores, participar deste momento”.

Para o vereador Montanha são “duas conquistas grandiosas, lavanderia muito importante para logística dentro do hospital e o tomógrafo para atender necessidade do munícipe que tinha que buscar esse tipo de exame em outros municípios e agora temos o nosso para melhor atendimento. O hospital é uma referência já pelo trabalho desenvolvido pela diretoria, pela gestão em parceria com a prefeitura, Câmara e com nossos deputados. Estamos aqui com todos deputados que ajudam, o Itamar e o Baleia que representamos, que são dois parceiros de Colina que colaboram muito”.

“O prefeito Dieb tem lutado incansavelmente para que Colina se destaque na região. A gente sabe a qualidade e o atendimento perfeito que o hospital tem. Parabéns para todos que fazem parte deste trabalho maravilhoso”, frisou Muniz.

O médico e diretor clínico do hospital, Dr. Mohamed Taha, disse aos representantes dos deputados que prestigiaram a inauguração que o hospital precisa de um aparelho  a laser para fazer cirurgias renais. ”Esta aquisição é importantíssima não só para Colina, como também para toda região. Sem o tomógrafo não conseguimos ter o laser, agora tem o tomógrafo precisamos do laser. Isso vai ajudar bastante, muitos rins não vão ser perdidos. Estou solicitando a todos, quem sabe conseguem trazer”.

O padre Santana fez a bênção da sala e do tomógrafo que já está em funcionamento. O evento ainda contou com a secretária Dra. Sadia Ferreira (Sadia), coordenadora de Atenção Básica, Ana Lívia Terribas; ex-prefeitos Assad Antônio Daher, ex-vice-prefeito Dr. Pedro Ferreira, prefeitos Cal Ribeiro (Viradouro), Paulinho Cardoso (Taquaral), assessores Marise Junqueira (Itamar Borges), Ricardo Augusto (Sebastião Santos) e Renê Sasaki e Júlio César Gonçalves (Baleia Rossi).

Autoridades na sala onde o equipamento foi instalado. Somente sete tomógrafos foram entregues em todo o Estado e o hospital colinense foi um dos beneficiados.
Políticos e prefeitos da região na lavanderia, que foi ampliada para receber uma nova máquina.
O novo aparelho foi instalado em uma sala totalmente adequada e climatizada.