Destaques da Semana

Casos de HIV triplicam nos dois últimos anos

Dado alarmante pode se repetir se população sexualmente ativa não se conscientizar

Nos dois últimos anos os casos HIV/Aids praticamente triplicaram em Colina, que registrou 17 em 2022 contra 6 do ano anterior. O maior número de casos está na faixa etária de 20 a 49 anos.

Este é um dado alarmante que reflete a falta de conscientização da população sexualmente ativa. “Hoje é possível compreender melhor como o vírus age no organismo. Apesar disso, ainda é expressivo o número de novas infeções por ano, especialmente entre a população mais jovem. Através do teste é possível saber o diagnóstico preciso, ficar na dúvida e não realizá-lo pode agravar a doença, que pode contaminar mais pessoas”, explicou Maria Thereza Rodrigues, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A forma mais comum de contágio é a falta de uso de preservativos nas relações sexuais. “A prevenção é a única arma contra o vírus e as pessoas sexualmente ativas precisam se proteger. Preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante estão constantemente à disposição da população em todas as Unidades Municipais de Saúde e no PAM”, informou a enfermeira.

STATUS SOROLÓGICO

A Secretaria de Saúde realizou em dezembro a Campanha “Fique Sabendo” com oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. “O objetivo é a conscientização para a importância do diagnóstico precoce, sobretudo entre os jovens, para que as pessoas tenham conhecimento do seu status sorológico. O resultado é obtido em alguns minutos com algumas gotas de sangue coletadas do dedo. O teste rápido, confiável e seguro, fica à disposição da população durante o ano todo em cada uma das unidades de saúde”, esclareceu Maria Thereza. O paciente que é reagente é referenciado para Casa Rosa em Barretos que fornece atendimento médico gratuito pelo SUS.

Casos de HIV triplicam em Colina.