Destaques da Semana

Creches e pré-escolas retomam atendimento na próxima semana

Rede Municipal concentra o maior número de alunos

O mês de janeiro está chegando ao fim e também as férias de parte dos estudantes colinenses, que iniciam o novo ano letivo na próxima semana.

A Educação Infantil (creches e pré-escolas) será a primeira da Rede Municipal a retomar o atendimento, que começa na segunda-feira, 29, mesma data do começo das aulas na Toca dos Coelhinhos, escola da rede particular.

O Colégio Cecília Meireles, também particular, inicia o ano letivo em duas datas: a Educação Infantil na terça-feira (30/1) e o Ensino Fundamental na quarta-feira, dia 31. As aulas nas demais modalidades de ensino da Rede Municipal, que possui 15 unidades educacionais, acontecem no dia 5 de fevereiro: Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), EJA – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Profissionalizante. A Rede Municipal disponibiliza também cursos de ensino superior oferecidos no Polo da Unirp e Univesp que retomam as atividades em fevereiro. O ano letivo na EE “Prof. Darcy Silveira Vaz”, a única estadual do município, começa no dia 15 de fevereiro.

O maior contingente de alunos se concentra na Rede Municipal que em 2024 terá 2.854 alunos, seguido pela “Darcy” com 326 (período integral e noturno) e a rede particular com 285, totalizando 3.465 estudantes. O número está sujeito a alteração já que existem transferências e matrículas de novos alunos.

NOVIDADES

A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação, disse que o término da ampliação na EMEI “José Ângelo de Souza”, dos bairros Nosso Teto e Vila Guarnieri, executada com recursos próprios do município, viabilizou o aumento do atendimento da Educação Infantil Pré-Escolar em período integral. “O sistema foi adotado em várias unidades que tinham capacidade física para fazer essa extensão do atendimento”, explicou Bete que ressaltou: “outra novidade é a construção de mais uma unidade escolar de Educação Infantil no Distrito Industrial Felipe Sanches para atender os bairros Nova Colina, Parque Morumbi e Jardim Califórnia. A previsão que a nova unidade educacional será inaugurada neste ano se a obra for concluída”. A professora esclareceu que faltam poucas escolas para a empresa de climatização concluir os serviços, que abrange todas as salas de aulas da Rede Municipal.

A direção da Escola Darcy informou que em 2024, além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, contará com Novos Itinerários Formativos propostos pela Secretaria Estadual de Educação, com aulas de Educação Financeira, Redação/Leitura, Aceleração para o Vestibular, Música, Biotecnologia, Robótica, Empreendedorismo, dentre outras. Com relação às matrículas a escola informou que deverão ser feitas o quanto antes com a apresentação do xerox do RG, CPF, certidão de nascimento, foto 3×4 atualizada, declaração de escolaridade, atestado de regularidade vacinal e email do responsável para cadastro.

A professora deu mais detalhes da pasta no programa “Conexão Tudo de Bom” da última terça-feira, dia 23. Acesse nosso canal do Youtube e acompanhe a entrevista.

Professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação e Cultura.
Área no Distrito Industrial onde será construída a nova creche, que atenderá os bairros Nova Colina, Parque Morumbi e Jardim Califórnia.