Destaques da Semana

“Delícias Caseiras” é selecionada no Sabor de São Paulo

Colina participou de premiação e festival gastronômico em Rio Preto

Com o objetivo de valorizar o roteiro gastronômico paulista, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo – Setur-SP, vem promovendo desde julho do ano passado um roteiro de palestras e eventos por várias regiões administrativas do Estado, com o intuito de fomentar o turismo gastronômico.

Na última sexta-feira, 23, os profissionais da Setur-SP estiveram em Rio Preto para premiação dos produtores e restaurantes classificados que participaram de capacitação sobre empreendimento e gastronomia promovida pelo Senac/Rio Preto. No sábado, 24, aconteceu um festival gastronômico onde os produtores selecionados promoveram exposição e venda de seus produtos aos visitantes de todas as regiões do Estado, organizações governamentais e setor privado ali presentes.

Colina, que integra a Região Turística Águas Sertanejas, participou do evento que contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. Representantes da prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Esportes, Turismo e Lazer e de Educação/Cultura, além de empresária do setor gastronômico local representaram o município.

COLINA SELECIONADA

O estabelecimento de Colina selecionado pela Setur-SP no Sabor de São Paulo foi “Delícias Caseiras”, da empresária Maria José, com as suas deliciosas esfirras.

A história da “Delícias Caseiras” começou há 24 anos pela proprietária que  deixou o Piauí e se estabeleceu em Colina. A doméstica completava a renda vendendo salgados e doces caseiros pela cidade. Primeiro de bicicleta nos anos 2000. Depois, em um automóvel e, mais tarde, em sua casa. Após seis anos, a empreendedora e os filhos adquiriram o ponto onde estão até hoje. Atualmente, o cardápio reúne esfirras de carne e de coalhada, que Maria aprendeu a fazer em uma das casas em que trabalhou; coxinha de frango, biscoitos e sequilhos. O comércio aceita encomendas de bolos, tortas, entre outros produtos.

“Colina tem se tornado uma referência regional na área gastronômica. Esse aperfeiçoamento é fundamental para o turismo local e regional. O evento é uma oportunidade para capacitar nossos empreendedores, fortalecer ainda mais o turismo e destacar o que Colina tem de melhor no setor gastronômico. A gente faz parte de uma rota turística bastante forte, com várias instâncias turísticas próximas: Olímpia, Ibirá e Barretos. A questão gastronômica, cada vez mais, ganha abrangência”, pontuou Gilberto Gonçalves, coordenador de cultura.

Maria José e os filhos Adriana e Marcelo, da Delícias Caseiras,  junto ao secretário estadual Roberto de Lucena que apreciou as delícias preparadas pela empresa colinense.