Principais Notícias

Rios abertos para a pesca

Depois de quatro meses os rios da região estão abertos novamente para a pesca desde ontem, dia 28, com o fim da piracema. O 4º Batalhão da Polícia Ambiental intensificou o policiamento durante o período de reprodução das espécies.

O policiamento ambiental às margens dos rios garante que os peixes consigam completar o ciclo de reprodução com o mínimo de interferência possível. Apesar de toda a orientação e, até mesmo, repressão a pesca predatória, ainda existe e pessoas insistem em praticar infrações e crimes ambientais, capturando peixes durante a piracema.

Desde o início da piracema até o momento, mais de 7.000 pescadores foram fiscalizados nas áreas de pesca das 189 cidades que abrangem a área de cobertura do 4º Batalhão Ambiental, que também abrange Colina e Jaborandi.  Foram realizadas mais de 2.000 horas de navegação pelo policiamento náutico que resultaram na apreensão de 5.779 redes, o que gerou 344 autuações e apreensão de mais de 5.500 quilos de peixes.

Com o fim piracema, a pesca de peixes nativos da bacia do Rio Paraná: piau-três-pintas, piapara, pacu-caranha, mandi, traíra, barbado, curimbatá, pintado e dourado, está permitida. Lembrando que há um tamanho mínimo exigido para captura de cada espécie nativa.

Os amantes da pesca já podem retornar aos rios com o término da piracema.