Principais Notícias

Dengue já infectou 369 pessoas

Exame de sorologia em suspeitos está suspenso

De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, divulgado no último dia 15, Colina registrou 369 casos positivos de dengue desde o início do ano. De janeiro até metade de março o município contabilizou 718 notificações.

Do total de notificações, 247 foram descartadas e 102 aguardam fechamento clínico epidemiológico, o que pode aumentar o número de casos. Os resultados de exames realizados em laboratórios particulares são incluídos nas estatísticas do município.

O coordenador de Fiscalização Epidemiológica, Antonio Figueira, informou que não está havendo coleta de sorologia de casos suspeitos para envio ao Instituo Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto e que a suspensão segue diretrizes estabelecidas.

“A média de casos diários em março tem se mantido como a dos meses anteriores. Segundo as estatísticas, em janeiro foram 166 confirmações, contra 127 em fevereiro e 76 até 15 de março. Em janeiro tivemos também 3 casos confirmados de chikungunya e 1 em março”, explicou Figueira.

Muitas pessoas também têm procurado a redação informando que o Pronto Atendimento Municipal não está realizando o teste de dengue. “Houve a suspensão sorológica no dia 9 de fevereiro pelo Instituo Adolfo Lutz, considerando que o município atingiu 20% da incidência estabelecida para o porte populacional, de acordo com as Diretrizes para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas no Estado”, afirmou o coordenador.

A dengue continua avançando no país, que enfrenta a maior epidemia da história. Na região são milhares de infectados, pacientes em estado grave, três mortes e uma sob investigação.