Principais Notícias

Vacinação contra a gripe já começou

Teve início na segunda-feira, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que tem a mobilização nacional , o “Dia D”, marcada para 13 de abril (sábado). A meta é a imunização de 90% do público alvo.

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, a imunização foi antecipada neste ano pelo Ministério da Saúde em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Os grupos prioritários da campanha são idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas, pessoas em situação de rua, etc.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informou que para o grupo de crianças de 6 meses e menores de 6 anos, que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em anos anteriores, será aplicada apenas uma dose. Para as gestantes que apresentam maior risco de doenças graves e complicações causadas pela gripe, não haverá exigência quanto a comprovação da situação gestacional. As puérperas, mulheres até 45 dias após o parto, precisam apresentar documento, como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde o parto ocorreu, dentre outros para a imunização.

O imunizante oferecido para os grupos prioritários no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente. Isso significa que protege contra três diferentes cepas de vírus que estão em circulação. A vacina é feita com vírus inativos, fragmentados e purificados. Não há chance de induzir à gripe.

A vacinação acontece nas ESFs da Vila Fabri e Nosso Teto, das 7 às 16h, durante toda a semana. É imprescindível a apresentação do cartão do SUS, carteira de vacina e CPF. A campanha se estende até o dia 31 de maio.

Grupos prioritários devem se vacinar contra a Influenza até o final de maio.