Coluna Mais Saúde

Paralisia de Bell

O que é a paralisia de Bell:

A Paralisia de Bell é quando, de repente, a pessoa não consegue mexer um lado do rosto direito. Isso acontece porque o nervo que controla os músculos da face não está funcionando bem. A gente não sabe direito por que isso acontece, mas pode ter a ver com um tipo de vírus.

Sinais e Sintomas:

Quando alguém tem Paralisia de Bell, o rosto pode ficar meio torto, e a pessoa pode ter dificuldade para fechar o olho ou sorrir do lado afetado. Para descobrir se é mesmo Paralisia de Bell, o médico vai conversar e examinar a pessoa, mas geralmente não precisa de exame complicado.

Tratamento:

O tratamento pode incluir remédios para diminuir a inflamação e, às vezes, remédios contra vírus. Fisioterapia também pode ajudar a melhorar mais rápido. É importante cuidar bem do olho que não fecha direito, usando colírio ou pomada para não ressecar.

Prognóstico:

A boa notícia é que a maioria das pessoas melhora sozinha, mesmo sem tratamento, e volta ao normal em alguns meses. Mas tem uma pequena chance de algumas pessoas ficarem com o rosto um pouco diferente para sempre ou de acontecer de novo.

Então, é isso: a Paralisia de Bell faz com que o rosto fique paralisado de um lado, mas com tratamento e cuidado, a pessoa tem tudo para melhorar.

Luciana Sammour
Crefito 3 16930 F