Principais Notícias

Saúde promove busca ativa de tuberculose

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza no período de 15 a 30 de abril, a 1ª fase da campanha de intensificação de busca ativa de casos de tuberculose.

Se você está com tosse há duas ou mais semanas (sintomático respiratório), procure a ESF mais próxima para fazer o exame de escarro, que é simples, rápido, gratuito e com resultado em torno de 5 a 7 dias. O tratamento, que faz parte do Programa de Tuberculose, é oferecido pelo SUS. 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Thereza Rodrigues, explicou que o enfoque é a tosse, principal sintoma da tuberculose pulmonar. A campanha acontece em todas as Estratégias de Saúde da Família e durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde.

“Além da divulgação dos sintomas e orientação, o objetivo é a conscientização para a importância da detecção precoce, como também busca identificar grande quantidade de pessoas que estão sintomáticos respiratórios com febre baixa, geralmente a tarde; tosse com escarro, fraqueza, suor noturno, emagrecimento e falta de apetite”, destacou a enfermeira.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, de transmissão respiratória, um microorganismo que ataca, principalmente, os pulmões, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo, como ossos e rins.