Destaques da Semana

Exposição com bonecas de D. Genoveva superlotou o Museu

O Museu Municipal ficou pequeno para o grande público que visitou a exposição de bonecas “Doces lembranças de Genoveva”, que começou no último sábado e continua pelos próximos dias.

As 35 bonecas são do acervo pertencente à Maria Genoveva Vieira Sant’Ana dos Santos e foram doadas pela família da doce colecionadora, que faleceu em 2017 e tinha paixão em colecionar bonecas, latas, enfeites e plantas.

Em novembro de 2010, este semanário publicou matéria com a colecionadora que nos recebeu em sua casa para um bate-papo mais que especial. “Lembro como se fosse hoje o dia da entrevista, D. Genoveva me recebeu com toda atenção e me contou sobre a vida, o marido José Acácio e o gosto por coleções que começou quando ganhou a primeira lata aos 12 anos. Na época, o acervo de bonecas e latas da entrevistada tinha 1.100 unidades”, contou a jornalista Paula Trotta que ajudou a atendente do Museu, Angelita Corrêa, a encontrar na coleção de 2010 a matéria com riqueza de detalhes e informações sobre D. Genoveva, retratadas na exposição.

MATÉRIA INESQUECÍVEL

“Há matérias inesquecíveis e essa com a D. Genoveva é uma delas não só pelas coleções, mas pela dona delas, que era uma joia como deixei registrado no título da matéria: ‘A pérola que mora na casa amarela com flores nas janelas’. O público vai se emocionar em conhecer um pouco da história da D. Genoveva e das suas bonecas, que era uma das suas paixões”, disse a jornalista que agradeceu o amigo, jornalista e ex-proprietário deste semanário, Beto Felici, que a escalou para fazer a tão comentada matéria na época. “Me recordo que uma fila de pessoas foi até a casa de D. Genoveva conhecer as coleções após a publicação da matéria, que inclusive continha a informação de que a casa estava aberta para este propósito. A frase foi acrescentada na matéria, é claro, com a autorização de D. Genoveva”. 

A atendente Angelita disse que a exposição contou com a colaboração da servidora Sandra Regina Barbosa, que ajudou muito na preparação. “No domingo durante o ato cívico foi comentado no palco sobre a exposição. O Museu ficou pequeno para as mais de 500 pessoas que passaram pelo local no final de semana. Vi muitas pessoas se emocionando com a história da colecionadora. É uma alegria muito grande fazer essa homenagem póstuma a D. Genoveva para que sua história seja perpetuada e conhecida. A Secretaria de Educação e Cultura agradece imensamente à família de D. Genoveva pela doação, que enriquece ainda mais o acervo do Museu Municipal”, destacou Angelita que também agradeceu a colaboração de Sílvia Areias, funcionária da família Santos há tantos anos. A exposição continua até o início de maio e depois será remodelada. 

Servidoras Sandra e Angelita com as bonecas que integram a exposição “Doces Lembranças de Genoveva”.