Destaques da Semana

Alunos são contemplados com bolsas de estudos 100% gratuitas

Antes do final do ano, na tarde do dia 27, foram anunciados os três concluintes do Ensino Médio Profissionalizante da ETAM “São Francisco de Assis” (Escola Agrícola) – turma de 2023, contemplados com mais duas bolsas de estudos 100% gratuitas na UNIFEB  para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Também, pela primeira vez, foi entregue uma bolsa de estudos gratuita na UNIFAFIBE.

O anúncio oficial aconteceu no auditório da Secretaria de Educação com a presença do prefeito Dieb, vice Campanholi, professora Elizabete Neme, responsável pelo expediente da Secretaria de Educação; diretora Silvania Peguim e o vice-diretor Celso dos Santos, alunos e familiares.

Para o curso de Medicina Veterinária a contemplada foi Isabela Cardoso Alves, de 17 anos. A estudante Quemily Aguiar  Venâncio, 18 anos, irá cursar Agronomia. As duas foram beneficiadas pelo Convênio de Cooperação Pedagógica-Técnico-Científica entre Prefeitura e UNIFEB de Barretos. Para o curso oferecido pela UNIFAFIBE de Bebedouro, em decorrência de patrocínio na 44ª Festa do Cavalo, o contemplado foi o aluno Nathan Teixeira de Souza, 18 anos, que vai cursar Arquitetura e Urbanismo.

SELEÇÃO

O processo de seleção dos estudantes é responsabilidade do Conselho de Escola, colegiado composto por professores, funcionários, pais e alunos da Escola Agrícola, que considerou o desempenho acadêmico e a assiduidade durante toda a trajetória dos interessados na unidade escolar, bem como a renda familiar.

Os três alunos contemplados agradeceram à Prefeitura pela oportunidade de conquistarem a tão sonhada graduação superior.

“O convênio entre Prefeitura e a UNIFEB existe desde 2006 e a parceria com a UNIFABIBE é inédita. Todo ano me emociono porque é gratificante proporcionar essa alegria aos alunos e seus pais. Essas bolsas foram conquistadas por meio dos esforços da Administração Municipal e pelo mérito dos alunos, que devem continuar estudando com responsabilidade, dedicação e mantendo bom desempenho nos estudos. Cada um dos cursos representa investimentos que variam de R$ 70 mil à R$ 100 mil reais”, destacou a professora Elizabete que desejou sucesso aos bolsistas e os orientou a manterem o foco nos estudos.

“Nos sentimos felizes em proporcionar essa oportunidade de formação superior a alunos que aspiram seguir uma carreira profissional, mas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso universitário”, disse Campamholi.

“Este é mais um anúncio inesquecível de bolsas de estudos gratuitas. Estamos falando de Educação, que é uma das prioridades de nossa Administração, sendo que este convênio com a UNIFEB começou em 2006, quando também fui Prefeito. Oferecer mais três bolsas de estudos 100% gratuitas para os alunos da Escola Agrícola é uma satisfação. Como Prefeito de Colina sinto-me orgulhoso de entregar esse benefício a mais três alunos e seus pais. Além das bolsas de estudos, destaco também o oferecimento do subsídio do transporte universitário”, explicou Dieb que ressaltou as dificuldades financeiras para se cursar uma faculdade. Ver a alegria desses jovens e seus familiares pela conquista das bolsas de estudos, nos motiva ainda mais. Vamos continuar trabalhando para proporcionarmos esse benefício acadêmico para muitos outros jovens de Colina”.

 Em 2019, a Administração Municipal também fez parceria com o IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro) para o curso de Agronomia; portanto, somadas as bolsas continuadas do convênio com a UNIFEB e das parcerias com o IMESB e com a UNIFAFIBE, ao todo já foram contemplados 85 alunos da ETAM “São Francisco de Assis” com o ensino superior gratuito.

Os contemplados: Nathan Souza (Arquitetura/Unifafibe), Isabela Alves (Veterinária/Unifeb) e Quemily Venâncio que vai cursar Agronomia também em Barretos.