Após reunião de mobilização entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação a procura pela vacina da Covid tem sido excelente, principalmente na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, que agora é obrigatório e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança (rotina).
A informação é da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Thereza Rodrigues, interlocutora do programa municipal de imunização, que informou que os casos da doença diminuíram muito em abril. “Registramos apenas 7 casos reagentes, lembrando que não são computados os autotestes vendidos nas farmácias, a não ser que a pessoa busque atendimento médico no PAM. Desde o início do ano até 26 de abril, o PAM registrou 779 notificações, sendo 142 reagentes e 637 não reagentes”, explicou Maria Thereza.
O município também vacinou 480 pessoas contra a Covid desde o início do ano até a última sexta-feira, 26, sendo 379 doses monovalentes e 101 bivalentes. “O esquema obrigatório de vacinação de 6 meses a 5 anos resume-se em 3 doses (monovalente Pfizer) e de 5 anos a menores de 12 anos, duas doses monovalente. Os adultos, com esquema primário completo, necessitam tomar uma dose de reforço da Pfizer bivalente a cada 6 meses para os grupos prioritários (idosos 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos) e anual para a população em geral”, reforçou a enfermeira que ressaltou: “Para quem nunca tomou nenhuma dose anteriormente e quer iniciar o esquema vacinal são feitas duas doses com a Pfizer bivalente a partir de 12 anos e depois segue a recomendação de reforço semestral e/ou anual, dependendo do grupo”.
A vacinação contra a Covid permanece nas salas de vacinas das ESFs da Vila Fabri e Nosso Teto dentro das indicações de vacinação. A Secretaria de Saúde que a Pfizer Bivalente está em falta em todo território nacional, com previsão de chegada no início do mês de maio.