Destaques da Semana

Vereadores reeleitos são entrevistados em programa da 105 FM

“Montanha” e João Amadeu revelam metas para novos mandatos

Os vereadores Professor Gustavo Montanha e João Amadeu Giacchetto Filho, reeleitos para mais um mandato, foram entrevistados na última semana no “Conexão Tudo de Bom”, programa exibido diariamente pela 105 FM. Os dois contaram sobre o trabalho realizado no Legislativo e as metas para o próximo mandato.

O primeiro bate-papo, no último dia 16, foi com o Professor Gustavo que obteve 424 votos e foi o 3º com a maior votação. Ele atribui a reeleição a solidez das bases mais antigas. “Os grupos que perdi consegui substituir por outros que compreenderam melhor a proposta que apresentei. Percebi que tinha um pessoal firme comigo e que a reeleição era super possível. Foi uma eleição dos vereadores do povo, cada vez mais a população quer representantes que surgem no meio deles. Isso é muito saudável para a democracia”, declarou o vereador que ressaltou: “Você não é dono da cadeira no Legislativo, conquistou voto para o partido. Estou ocupando a cadeira do MDB, tenho direito de estar ali representando o meu partido porque entre todos candidatos da sigla fui o 2º mais votado. A estrela foi o Mário Henrique que na primeira eleição foi de cara o mais votado”.

O objetivo do vereador é continuar fortalecendo e equipando as estruturas nos bairros através da Associação “A Rede”. “O projeto tem conquistado títulos e a nossa banda marcial faturou mais um em Alfenas-MG recentemente. A mesma diretoria que assumiu lá trás está firme até hoje”, disse o professor.

Sobre a polêmica envolvendo o projeto, Montanha esclareceu: “Enviei uma emenda impositiva para desenvolvimento de oficina cultural, da Câmara para a Secretaria de Educação que abriu um edital para todos os interessados do município fazerem uso de recurso no valor de R$ 30 mil. Foi aberto o chamamento público que não teve nenhum inscrito. Na prorrogação do chamamento por mais 15 dias, conforme a lei, a associação se inscreveu e venceu o edital, não foi o Montanha. O que faço é apoiar. Lá tem teatro, dança, música, desenho e oficinas desenvolvidas por voluntários. Cada centavo do dinheiro recebido foi prestado conta. A associação desenvolve as oficinas em um prédio de uso comunitário”.

O professor disse que agora o projeto vai entrar em uma nova fase e expandir para dentro dos bairros. “Temos um time de monitores muito bom, alunos bem participativos, um grupo de empresários que querem ajudar e eu como representante do Poder Público. A função do político é essa, abrir os caminhos para desenvolver e estruturar o trabalho”. Montanha acrescentou: “As demandas têm que vir da população para serem supridas no bairro, ao lado da casa da pessoa. Vamos iniciar um processo de expansão das atividades que já são centralizadas e levar para as comunidades. O que mais peço é que o próximo prefeito apoie e olhe com bons olhos esse trabalho”.

AUMENTO DE VOTOS É SINAL QUE TRABALHO FOI APROVADO

O vereador João Amadeu obteve uma façanha, foi reeleito com 315 votos, setenta a mais que na última eleição. “Acredito que atendi o clamor da população. A luta é árdua, mas chegamos lá mais uma vez. O trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos foi muito bom com atendimento de várias áreas”, declarou o vereador que ressaltou: “O aumento significativo no número de votos mostra realmente que foquei na população, que teve os pedidos e anseios atendidos. No final desta legislatura o foco é a questão da fiscalização e nos projetos de lei em tramitação”.

Na análise da atual gestão, o vereador disse que 70% do que pretendia foi feito e que agora o trabalho se concentra nas emendas impositivas para o próximo ano. “A meta é conseguir verba para a Casa Assistencial adquirir um novo carro porque o antigo está muito velho. Os vereadores se disponibilizaram, por meio das emendas, para essa finalidade. Conseguimos a instalação de bebedouro de água no Ginásio de Esportes e ventiladores nos vestiários. Para 2025 queremos destinar uma verba grande para a Farmácia Popular porque as pessoas tem se queixado da falta de alguns medicamentos”.

BOM RELACIONAMENTO COM DEPUTADOS

João Amadeu disse que tem um relacionamento  muito bom com vários deputados, como Ricardo Silva e o pai Rafael que conseguiram mais de R$ 1,5 milhão em emendas para Colina. “A reforma inteira do campo da Pedreira e a reforma do antigo Saloon, que será o Museu do Cavalo, foi verba deles. O Carlão Pignatari enviou recursos para a reforma da UBS do São Sebastião”. O vereador ressaltou: “Em março estive em Brasília e apresentei algumas demandas, como a cobertura da arquibancada do campo da Pedreira, instalação de energia solar nas entidades e aquisição do carro para a Casa Assistencial que viabilizamos por aqui. Como mudei de partido, agora estou filiado ao Republicanos, voltarei à capital federal em novembro para estabelecer mais contatos”.

SISTEMA APOSTILADO

Para o edil, Colina passou da hora de ter um sistema de ensino apostilado e padronizado para todas escolas municipais. “A base do material deve ser igual para todos, sem diferença de uma unidade para a outra, mas depende do Poder Executivo abraçar essa ideia e colocá-la em prática”.

Outro ponto abordado pelo vereador foi o atendimento nas creches até às 16h não coincidir com o horário de fechamento das lojas às 18h. “Fui procurado por duas mães, mas o grupo que anseia pela ampliação do horário é maior. Fiz um requerimento no começo do ano pedindo a possibilidade de aumento do horário, mas não obtive resposta”. Comentou: “Os aparelhos de ar condicionado nas escolas estão no lugar e não funcionam. Tem escola que nem o ventilador funciona. Ao invés de ter feito a fiação primeiro para a instalação compraram os equipamentos e virou uma bola de neve”.

CONQUISTAS SÃO DO POVO

Sobre a pavimentação da Estrada Boiadeira, João Amadeu se posicionou: “Essa luta para asfaltar essa vicinal é de todos os vereadores que estão empenhados porque é um anseio da população. O projeto foi reprovado pelo DER e os ajustes não deram certo. Estivemos muito perto de ter a Estrada Boiadeira asfaltada. Temos que tentar nos reunir, alinhar os pensamentos e fazer ações em conjunto, pois toda conquista não é do vereador e quem ganha é o povo. O asfaltamento da Boiadeira ou da Benedito Stramasso resolveria o problema”.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO ALIMENTAR

“Tenho dois projetos, um foi aprovado pela Câmara e só falta um decreto do Poder Executivo para ser colocado em prática. Trata-se do Programa de Aquisição Alimentar  em que a prefeitura estabelece parcerias com o agricultor familiar e pequeno produtor para a compra direta de alimentos da merenda escola e também distribuição junto à cesta básica. Além de pagar mais barato, distribui renda e incentiva a agricultura familiar e enriquece a merenda. Tem produtor de Colina que sai daqui para entregar o alimento em Jaborandi”.

O vereador sonha que Colina tenha uma pista de atletismo. “Falta apoio no esporte, tem que dar condições e diversificar as modalidades. Por que não podemos ter futuros participantes de Olimpíadas? Os Ministérios lá em Brasília têm recursos, precisamos apresentar projetos e correr atrás”.

“Tudo que a prefeitura fez ao longo dos últimos quatro anos que julguei no meu crivo estar correto votei a favor, independente de partido, se foi da situação ou oposição. O que estava errado votei contra. O prefeito eleito é do meu partido, mas não tenho rabo preso com ninguém e ganha o respeito trabalhado corretamente”, concluiu João Amadeu.

“Montanha” e João Amadeu que participaram do programa da 105 FM na última semana.