Colinense atua como delegada do CRF Barretos
Duas farmácias foram alvos de criminosos em menos de 24 horas em Franca na última semana. Os estabelecimentos foram invadidos durante a madrugada e os bandidos furtaram medicamentos de alto custo e canetas de emagrecimento.
Em Barretos, o Conselho Regional de Farmácia (CRF) entrou em alerta para possíveis furtos de medicamentos de alto custo em farmácias da cidade. A delegada Regional do CRF Barretos, a colinense Tatiana Alves, acompanha as ocorrências de roubo de medicamentos na região. Ela informou que ainda não há casos na região de Barretos e os mais próximos foram em Franca.
Apesar dos últimos crimes terem sido em drogarias, a maior parte dos casos, cerca de 86%, acontece em cargas nas rodovias e vias urbanas. A delegada explicou que essa prática tem alta incidência no Estado e inclui medicamentos acabados, semiacabados e matérias-primas, perdendo apenas para o roubo de produtos eletroeletrônicos.
“Isso nos assusta, principalmente com o auge dessas canetas para emagrecimento, que são caras, e por isso acabamos virando alvo dos criminosos. Só para se ter uma ideia, esse tipo de delito causa mais de R$ 1 bilhão de prejuízo por ano ao setor farmacêutico e aos cofres públicos”, declarou Tatiana.
A delegada diz que o roubo de medicamentos expõe muito a população ao consumo de produtos de procedência duvidosa, uma vez que são vendidos sem controle, e colocam a vida dos usuários a riscos imprevisíveis que vão desde a ineficácia à intoxicação e, em casos mais graves, a morte.
A farmacêutica orienta que, em casos de roubos de caixas de remédios ou da carga inteira, os profissionais devem procurar a Polícia Civil e também avisar aos órgãos competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
É aconselhável que o profissional comunique as vigilâncias sanitárias do município e/ou Estado, informando o lote das medicações roubadas, para que os lotes sejam interditados, garantindo a segurança dos medicamentos consumidos pela população.
COMBATE À FALSIFICAÇÃO
Em 2022, o CRF lançou no site da instituição o Manual de Orientação ao Farmacêutico voltado aos profissionais da área e à população, com objetivo de combater a falsificação e roubo de medicamentos. O material técnico pode ser acessado no site: https://www.crfsp.org.br
