Destaques da Semana

Padre Santana completou 40 anos de sacerdócio

Padre Santana completou 40 anos de ordenação presbiterial no último domingo, 26, sendo que há 39 anos está à frente da Paróquia São José. Seu desejo é que o sacerdócio perdure por mais tempo se Deus continuar lhe dando saúde e sabedoria para conduzir os fiéis.

A data foi comemorada com missa celebrada por ele na igreja matriz com a presença somente dos fiéis e sem a participação de representantes do clero. “Por causa da pandemia a comemoração não foi como eu desejava, mas com muita fé  e oração do povo que forma as comunidades. Agradeço pelas manifestações de carinho e a todos que rezaram comigo”, destacou Santana.

Perguntado se pensa em se aposentar Santana declarou: “É lógico que chegará um momento que precisarei de outra pessoa para me auxiliar e trabalhar comigo. Não serei pároco eternamente, porém enquanto eu for necessário à diocese, ao bispo e às pessoas  estarei aqui trabalhando”, disse Santana que também citou momentos históricos da carreira como a comemoração do jubileu de carvalho (80 anos) e centenário da Paróquia. Ele falou sobre  a alegria que sente de ter ordenado quatro padres colinenses: Carlos, Thiago, Luiz Paulo e Pedro. “Eles cresceram comigo, foram coroinhas e hoje também são padres”. Também citou  que quando chegou em Colina havia 3 comunidades e hoje são 21 no total.

A VIDA DEDICAVA À IGREJA

Padre Santana foi ordenado padre em 1981 pela imposição das mãos do bispo D. Antônio Maria Mucciolo em celebração realizada na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos. Ocupou a função de  vigário paroquial na Igreja do Bom Jesus. Também auxiliava na catedral, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Em 1982 foi transferido para trabalhar em Colina e Jaborandi. Em 16 de novembro deste mesmo ano tomou posse como pároco de Colina e, no dia seguinte, como padre da Paróquia São Gabriel em Jaborandi onde permaneceu por 9 anos, mas sempre ajudava quando era necessário. Também foi reitor do seminário da Diocese de Barretos em Ribeirão Preto.

“Vi o nascimento de muitas pessoas que batizei e fiz o casamento. Colina pra mim é a família de Deus. Agradeço o carinho, apoio, amizade, fraternidade e tudo que os colinenses têm feito por mim ao longo destas quatro décadas de convívio. Continuem rezando por mim”, finalizou Santana.