Destaques da Semana

Tempestade de poeira encobriu a cidade causando muita sujeira e estragos

A tão desejada chuva aguardada com expectativa após a prolongada estiagem foi precedida por uma tempestade de poeira gigante que encobriu toda a cidade na tarde do último domingo, 26, acompanhada por fortes rajadas de eventos que provocaram muita sujeira, estragos e a interrupção no fornecimento de energia, que foi sendo reestabelecido de forma gradual.  

Os fortes ventos antes da chuva levantaram as partículas de poeira na atmosfera, que engoliu as cidades da região e também de alguns munícipios do Triângulo Mineiro, encobrindo a visão, deixando o horizonte avermelhado  e encobrindo a luz do sol que escureceu a tarde, sendo preciso acender luzes e faróis de carros. Em algumas cidades o fenômeno veio acompanhado de granizo. Uma árvore na Rua Alfredo Pedro Jerônimo, em frente ao Parque Débora Paro, caiu sobre a rede elétrica danificando a fiação e a causando a interrupção de energia que foi restabelecida, sendo seguida de picos de queda. Também foi registrada queda de árvores em outros pontos da cidade.

O pluviômetro da ETAM “São Francisco de Assis” registrou 15mm de chuva no domingo que pode parecer pouco, mas já foi o suficiente para melhorar a qualidade da umidade do ar e apagar um pouco a poeira. A previsão dos meteorologistas é que as chuvas continuem durante a primavera, que teve início no último dia 22.

Há praticamente mais de 3 meses não chovia em Colina, desde 10 de junho quando houve precipitação de 10mm. No dia 29 de agosto foi registrado  1mm, quantidade insuficiente que nem chegou a molhar o solo extremamente seco.