Destaques da Semana

Alunos se inspiram em “O COLINENSE” para editar jornal

Professor utilizou reportagem d’O COLINENSE para criação de Jornal Estudantil

Os alunos do 5º ano A da EMEF Ananias do Nascimento “Nosso Teto” se tornaram repórteres e foram a campo à procura de informações para produzir o “Jornal Estudantil”. Entrevistas, fotos e a diagramação foram feitas pelos estudantes que aceitaram a ideia do professor Donizete de Souza para ir além do projeto pedagógico proposto.

O trabalho inicial faz parte do Projeto “Desafio Literário” que distribuiu kits de livros e gibis gratuitamente para serem trabalhados em sala de aula. O professor Donizete de Souza, que foi aluno da “Ananias”, explicou que cada ciclo escolar ficou com um tema e o da sua sala foi desenvolver um texto informativo com manchete.

“Propus aos alunos fazermos um trabalho diferenciado dentro do desafio. Resolvemos ir a campo e a reportagem do Jornal O COLINENSE, veiculada no dia 12 de agosto, com a manchete: ‘Seca castiga cartão postal da cidade’ foi a nossa inspiração. Decidimos refazer todo o caminho para a elaboração da reportagem”, explicou o educador que acrescentou: “Além de ser um assunto atual, já estava trabalhando o tema desperdício de água e a diminuição dos reservatórios na disciplina de Ciências. Aproveitei tudo isso e coloquei dentro do desafio literário. Dividimos a sala em grupos e fomos a campo”.

O professor pegava seu carro e levava um grupo de 4 alunos para fazer a reportagem. Foram entrevistados os moradores do entorno do Parque Débora Paro, como Paulo Cabriteiro, prefeito Dieb, vice Campanholi, a química Renata Paro e engenheira Elisângela Souza do Saaec.

O professor tem o hábito de usar o jornal para discussões e trabalhos em sala de aula. “O COLINENSE reproduz a nossa realidade, não tem como trabalhar com outros veículos que podem ser um complemento quando queremos falar de uma metrópole, mas não do lugar onde vivemos. Colina é privilegiada por ter um jornal com uma trajetória de 103 anos, idôneo e respeitado”, destacou o professor.

“SEMENTES DO FUTURO”

Após o trabalho os alunos com idade entre 10 e 12 anos e com a ajuda do professor, chegaram ao produto final, o Jornal Estaduantil “Sementes do Futuro” que tem como manchete: “A veracidade da informação ou fake news popular.” “O título do jornal tem tudo a ver com o objetivo do projeto porque as crianças são nossas sementes e temos que fazer deles cidadãos críticos e pensantes”, declarou o professor.

O diretor-proprietário d’O COLINENSE, jornalista Beto Felici, visitou a classe do professor Donizete na manhã de segunda-feira e falou como é feito o trabalho do jornal. Os alunos interagiram bastante e fizeram diversas perguntas sobre a produção de um jornal.

O PROJETO

A gestão do Projeto “Desafio Literário” é realizada pela ComTexto Cultural com patrocínio da Sucocítrico Cutrale que, em atendimento à Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do governo federal, adquiriu e doou os livros às escolas dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino das cidades de Colina, Colômbia e Taquaral que, em contrapartida, realizaram o projeto para formação de leitores mais autônomos. Em Colina foram atendidas 5 escolas, cerca de 1.200 alunos e 50 professores. Cada ciclo trabalhou com um gênero: 1º ano conto de fadas, 2º fábulas, 3º história em quadrinhos, 4º poema e 5º ano texto informativo. O projeto foi iniciado no mês de agosto e será encerrado no próximo dia 15 de dezembro com a análise do produto final pelos representantes e gestoras da ComTexto Cultural. A finalização também contará com a exposição, em cada escola, dos trabalhos  realizados.

“É com prazer que atendemos a esses convites. Foi um bate-papo muito produtivo e os alunos se mostraram bastante interessados e comunicativos”, disse o jornalista que elogiou a iniciativa do professor que foi além da sala de aula para ampliar a fronteira do conhecimento.

Confira mais fotos: