Destaques da Semana

Polícia Civil faz a maior apreensão de maconha da história

Foram encontrados 940 tijolos que estavam escondidos em compartimento falso de ônibus escolar

Um árduo trabalho de investigação da Polícia Civil que durou cerca de 3 meses resultou talvez na maior apreensão de drogas já feita na cidade, que estava escondida dentro de compartimentos falsos instalados por traficantes num ônibus escolar, usado de “fachada” para o transporte de trabalhadores rurais. 

A grande quantidade de tijolos de maconha, que pesaram mais de 1 tonelada,  foi notícia na imprensa regional e mobilizou praticamente todos os servidores da delegacia colinense que trabalharam por várias horas ininterruptas para a conclusão da ocorrência, mas o caso continua sendo investigado. Há indícios de que parte do entorpecente abasteceria os traficantes de Colina e outra parte seria destinada à região.

A megaoperação, que começou na manhã da última quinta-feira, dia 3, só terminou com a contagem dos 940 tijolos de maconha. Todo o trabalho foi realizado pelo delegado Gustavo Coelho, investigador Thalles, agente Leonardo e escrivão Flávio, que tiveram o apoio do canil do Baep.

A única pessoa presa em flagrante, um homem de 53 anos, saiu do Mato Grosso do Sul e chegou a Colina no dia 3. Ele estava na delegacia sendo averiguado porque o carro que utilizava, um Ford/Ka, de Belo Horizonte, estava com queixa de apropriação indébita, quando os policiais tiveram a informação do ônibus e a ligação deste indivíduo com o coletivo, que estava estacionado em frente a um lote vago na Rua Uruguai do Jardim Universal (atrás do Banespinha), que faz fundos com a residência do tal indivíduo que está preso do CDP de Taiúva. Somente a análise do veículo por um mecânico poderá definir a procedência do ônibus que não possuía chave, sendo necessário fazer ligação direta para levá-lo até a delegacia.

O cão farejador Cromos, acompanhado do condutor Vieira, percorreu o interior do ônibus e sinalou que havia entorpecente no veículo. O trânsito em frente ao prédio da Polícia Civil foi interrompido pelas viaturas e o ônibus começou a ser literalmente “desmanchado”. A porta central precisou ser arrombada para facilitar o acesso dos policiais à tampa do fundo falso, instalada no meio do veículo literalmente “recheado” por centenas de tijolos de maconha que começaram a ser retirados à marretadas para romper a forte estrutura montada pelos traficantes. Os policiais subiram no teto do veículo de onde lançavam tijolos e mais tijolos de droga. Como seria necessário o uso de ferramentas para dar continuidade ao trabalho, principalmente para a retirada dos bancos, o ônibus foi levado à Seccional de Barretos e com apoio da DISE foi possível acessar os demais compartimentos. Ao todo, foram retirados do coletivo 1.018 quilos de maconha.

MAIS DROGA

Mais um traficante foi preso e 1,5kg de maconha tirada de circulação pela Polícia Civil que na tarde do dia 7 abordou um indivíduo, de 25 anos, que estava sentado na Rua Antônio Paulo de Miranda, nas imediações do Recinto Municipal. Ele estava próximo a sua moto que tinha uma mochila pendurada no guidão. Como o indiciado já era acompanhado pela polícia há algum tempo, os policiais civis o abordaram, encontrando no interior da mochila 10 porções de maconha, a quantia de R$ 750,00 e dois celulares. O indiciado confessou de imediato a traficância, sendo realizadas buscas na sua residência onde foram apreendidos 2 tijolos grandes da erva e um rolo de plástico filme, usado na embalagem das porções. Também foi apreendida uma faca com resquícios de maconha e uma balança de precisão. O autor foi preso em flagrante por tráfico de drogas e permaneceu preso à disposição da justiça.