Principais Notícias

Treinamento capacitou controladores de javali

Capacitar os controladores de javali quanto ao manejo do animal que se tornou um problema para os agricultores é o objetivo do treinamento que a Secretaria Estadual de Agricultura tem realizado em vários municípios do Estado por meio da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

Barretos sediou o treinamento na noite do último dia 1º, no Tiro de Guerra, quando reuniu 45 participantes da região. O treinamento foi ministrado pelo médico-veterinário Artur Felício que junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos. Além dos inscritos, o evento contou também com a participação do diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos, Adão Marin; médicos-veterinários e técnicos agropecuários da Regional.

Os manejadores foram orientados quanto à vigilância epidemiológica de doenças de javalis que podem ser transmitidas aos suínos domésticos, cães utilizados no manejo e aos próprios manejadores, entre outros assuntos. Também foi dada ênfase a regulamentação e a forma correta de transporte de carcaças para a não disseminação de doenças.