Destaques da Semana

Hanseníase é tema do “Janeiro Roxo”

A Secretaria Municipal da Saúde aderiu à Campanha “Janeiro Roxo” de  combate à Hanseníase, doença  infecciosa, antigamente conhecida como lepra.

Desenvolvida pelo Ministério da Saúde, a campanha visa ampliar o conhecimento da população sobre a doença, por meio de ações de conscientização e reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas e interromper a cadeia de transmissão. O “Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase” é comemorado sempre no último domingo do mês, que cai próximo dia 30.

De acordo com a Secretaria de Saúde, durante todo o mês serão realizadas ações educativas de conscientização em todas as Unidades de Saúde do município, com informações e orientações a todos os pacientes que buscam atendimento nas unidades,  distribuição de panfletos,  além da aplicação de  questionário de suspeição de sintomas.

As ações acontecem durante todo o mês, no entanto, a Semana de Mobilização Nacional é realizada de 17 a 22 janeiro, quando as ações serão intensificadas.

O trabalho conta também com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, que estão atentos à detecção de possíveis casos. “Essa busca ativa de sintomáticos viabiliza o diagnóstico precoce, previne incapacidades e interrompe a cadeia de transmissão, que ocorre por meio do bacilo da pessoa infectada por espirro ou tosse”, afirma a secretária de Saúde, Dra. Sadia D. R. Ferreira.

É fundamental que as pessoas observem os sintomas, como manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés e procurem o médico para uma avaliação. A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses. Colina registra atualmente um caso da doença, cujo paciente está em tratamento.