Destaques da Semana

Aluno da “Darcy” ficará mais tempo na escola com o Ensino Integral

Milhares de alunos iniciam as aulas presenciais no início de fevereiro

A maior novidade deste início de ano letivo é que a EE “Prof. Darcy Silveira Vaz” passa a ser Escola de Tempo Integral, ou seja, o aluno passa mais tempo na escola, das 7 às 16 horas. A unidade de ensino foi incluídaa na ampliação deste ano ocorrida na Diretoria de Ensino da Região de Barretos, que das 30 escolas abrangidas 26 são integrais.

A diretora da “Darcy”, Camila  A. Veloso Perini, disse que como o aluno vai ficar mais tempo na escola fará as refeições na escola, os lanches de manhã, da tarde e também o almoço, que são fornecidos pelo município.

Ela explicou que além das disciplinas básicas, uma gama de novas matérias serão acrescidas à grade curricular, que terá aulas de tecnologia, práticas experimentais (laboratório), projeto de vida em que se trabalha as aptidões do aluno e o que ele vislumbra para o futuro. “Também teremos aulas de protagonismo juvenil onde o aluno é incentivado a buscar mais conhecimento além da sala de aula. Outra novidade são os itinerários formativos em que os alunos escolhem quais disciplinas querem se dedicar mais. O estudante terá aulas a mais das disciplinas selecionadas, sem abrir mão do conteúdo básico”, explicou a diretora que ressaltou: “o professor tutor (tutoria) é uma metodologia da Escola de Tempo Integral onde o aluno escolhe um professor para ser seu tutor, que vai acompanhá-lo. É um processo de evolução individualizada em que é desenvolvida uma relação mais próxima do aluno com o professor (mentor)”.

Para os alunos que trabalham e não consiguem frequentar a Escola de Ensino Integral será oferecido o ensino noturno. “Para conseguir a vaga é preciso que o candidato apresente o atestado de trabalho”, informou Camila que também disse que as matrículas, bem como as transferências para estudar na Escola Darcy continuam abertas. “Enquanto houver vagas estaremos aceitando alunos tanto para a Escola de Tempo Integral como para os estudantes que trabalham”.

AULAS PRESENCIAIS

O ano letivo teve início na segunda-feira, dia 24, com o retorno das atividades da Educação Infantil (creche), que atende crianças de 0 a 3 anos e também da Apae. Nas demais modalidades de ensino, tanto na rede pública e privada, as aulas começam no dia 2 de fevereiro.

A Rede Municipal de Ensino, com 15 unidades educacionais, concentra o maior número de alunos com 2.799 matrículas efetivadas na creche (284), pré-escola (344), Ensino Fundamental: 1.049 (anos iniciais) e 915 (anos finais); EJA – Educação de Jovens e Adultos (18), Médio Profissionalizante (104) e Apae (85). A EE. “Prof. Darcy Silveira Vaz” tem 357 alunos matriculados e a rede particular 280, totalizando 3.436 estudantes. Vale destacar que os números devem sofrer variação já que o período de matrículas e transferências está em andamento.

A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação, informou que o planejamento de ensino, até o momento, é de frequência 100% presencial, mas a plataforma “Escola em Casa” vai continuar acessível no site do município (www.colina.sp.gov.br) para que os alunos acessem o conteúdo disponível.

VACINA PROTEGE

“Várias unidades foram reformadas e todos protocolos sanitários preconizados pelos órgãos de saúde continuarão sendo adotados para garantir um retorno seguro”, destacou Bete que defende a vacinação infantil contra a Covid para proteção das crianças e das pessoas com as quais convivem diariamente. “Destaco a importância da adesão dos pais à vacinação das crianças de 5 a 11 anos uma vez que não imunizadas correm risco de contaminação diante da nova variante Ômicron, altamente transmissível, bem como de desenvolverem o quadro grave da doença”, declarou Bete. A vacinação infantil, que começou em crianças com comorbidades e necessidades especiais, está sendo realizada na UBS da Vila Fabri.