Destaques da Semana

Necessidade do mercado leva Savegnago a investir no atacarejo  

Loja de Barretos é a 3ª do Paulistão Atacadista e a próxima será inaugurada em Franca

O diretor do Paulistão Atacadista, Rodolfo Pais Savegnago (foto),  contou no “Conexão Tudo de Bom” da última quinta-feira, dia 8, como a rede de supermercados, que está no ramo há 47 anos, resolveu investir no atacarejo para atender o perfil dos diferentes tipos de consumidores.

O Paulistão Atacadista teve início há mais de um ano com a 1ª loja inaugurada em Rio Claro e a 2ª em Araraquara. A de Barretos é a 3ª da rede que tem como desafio tornar o atacarejo um exemplo, assim como o Savegnago é para os clientes, fornecedores e colaboradores.

A loja de Barretos tem 4 mil metros de área de venda, mais de 350 vagas no estacionamento, é dotada de painéis de led que são uma novidade. “Nossos funcionários são treinados para prestar um atendimento cordial, não abrimos mão disso, para que o cliente com dúvida seja atendido da melhor maneira. Os carrinhos de compra são grandes para colocar diversos produtos e o cliente fazer bastante economia”, declarou o diretor das redes Savegnagno e Paulistão Atacadista. 

“Hoje o cliente é multicanal de compra, tem os que gostam de supermercado, internet e do atacarejo. Temos 47 anos no varejo e vimos a necessidade de investir no atacarejo, ramo que está em crescente expansão. Há quatro anos adquirimos uma rede na região de Campinas, chamada Paulistão Supermercados, compramos 14 lojas e mantivemos a marca Paulistão que gostamos muito”, contou Rodolfo que acrescentou: “Nas duas lojas, de Rio Claro e Araraquara, onde já tínhamos lojas do Savegnago muito próximas, a menos de 400 metros, adaptamos os prédios do varejo e iniciamos o Paulistão nas duas cidades. Estamos crescendo e aprendendo, é um segmento bem bacana”.

Ele contou que a diretoria quis levar o Paulistão primeiro para as cidades que nos receberam de portas abertas. “Temos um carinho por Barretos e essa região que nos acolheu muito bem em 2003 quando inauguramos a loja do Savegnagno da Avenida 43. Apareceu essa oportunidade de adquirir o prédio da Coopercitrus e de cara identificamos que ali poderia ser um Paulistão”.

O empresário falou da importância da loja do Savegnago da Av. 43, que é a de número 15. “Ela foi inaugurada na época da Festa do Peão. A loja vai continuar na Av. 43, mas vai mudar de endereço. Adquirimos a área do antigo Clube União e estamos finalizando o projeto para iniciar as obras neste ano”.

MOMENTOS DE COMPRA DIFERENTES

O diretor, formado em Administração de Empresas e com pós-graduação em Gestão Empresarial, disse que não existe concorrência, mas momentos de compra diferentes.

“O Savegnago não vende volume, o Paulistão já. Se o cliente preferir comprar menos itens e com preço mais atraente pode ir no Paulistão que também vai encontrar essas oportunidades. Vendemos e atendemos todo tipo de cliente”.

Rodolfo também falou das vantagens do cartão próprio, que pode ser utilizado no Savegnago e no Paulistão, com preço diferenciado. “Temos o cartão empresarial que tem os benefícios, onde se analisa o crédito e dá os benefícios para a empresa. O programa de fidelidade em que o cliente se cadastra e acaba tendo os benefícios de preço, oferta exclusiva, direcionada ao cliente final. A adesão no cartão tem sido boa. A nível de Savegnago e Paulistão já temos 25% dos clientes utilizando o cartão para pagar a compra”.

O diretor disse que na primeira sexta-feira do mês tem o Alerta Paulistão, oferta arrasadora, oportunidade em que os clientes têm de encontrar preços abaixo do mercado.

CANAL DE VENDAS

O Paulistão criou um sistema de canal de vendas para atender Barretos e as cidades vizinhas. “Temos vendedores internos que trabalham no telefone, atendendo uma carteira de clientes, oferecendo preço, volume e oportunidade. Também contamos com o trabalho de vendedores externos que atuam num raio de 80km. Um vendedor do Paulistão atende supermercados, bares, restaurante, sorveteria, boleira, dentre vários segmentos e vai tirando os pedidos. O cliente vai até a loja para retirar a mercadoria porque não temos serviço de entrega. Preparamos a compra e ajudamos o cliente a carregar o veículo. A gente facilita porque com a logística teríamos que cobrar algo mais e resolvemos não ter esse custo para ficar com o preço mais competitivo”, explicou o empresário.

NOVA LOJA EM FRANCA

 A próxima loja do Paulistão será inaugurada em Franca. A equipe já está contratada e está treinando em Barretos, na loja do Paulistão e também no Savegnago.

Assista a entrevista no canal do “Conexão Tudo de Bom” no YouTube.