Destaques da Semana

Janeiro é o mais chuvoso dos últimos anos

Prefeitura interdita Estrada Boiadeiro que ficou intransitável

A chuva incessante e causada em alguns dias por horas seguidas, principalmente na madrugada da última segunda-feira, 31, resultou num volume de água bem acima do esperado para o mês de janeiro, provocando estragos e mortes na Região Metropolitana de São Paulo e parte do interior paulista.

Colina também teve o janeiro mais chuvoso dos últimos anos (400 mm) se comparado às medições de 2021 (134 mm) e 2020 (161 mm). Este ano choveu em apenas  um único dia, no domingo, 30, o equivalente a 100 milímetros. A chuva continuou na segunda e terça-feira, dia 31 e 1º, quando a quantidade registrada foi de 38 e 17 milímetros, respectivamente. Os dados do pluviômetro da ETAM “São Francisco de Assis” podem apresentar diferentes variações, com outras medições, de acordo com a região em que estiver instalado o aparelho.

ESTRADA INTERDITADA

A água em excesso encharcou o solo e os motoristas devem redobrar os cuidados, principalmente nas estradas de terra que estão bem escorregadias. Na manhã da última segunda-feira a prefeitura interditou a vicinal CLN-080, conhecida por Estrada Boiadeiro, que liga a cidade a várias propriedades rurais e também à rodovia Colina/Severínia. A estrada, que diariamente tem um grande fluxo de veículos, ficou intransitável com as crateras abertas pela água, principalmente na trecho de descida. A água em excesso também transbordou das cacimbas causando deslizamentos em vários pontos.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Defesa Civil Municipal, está tomando as providências, mas é preciso aguardar condições climáticas favoráveis para a entrada das máquinas, execução dos reparos e a liberação do tráfego.