Destaques da Semana

UTI para a Covid volta a funcionar

O prefeito Dieb, a secretária de Saúde, Dra. Sadia Ferreira e o provedor do Hospital José Venâncio, Osny Paro, informaram que o hospital colinense foi novamente habilitado para oferecer os serviços de UTI temporária para tratamento contra à Covid.

O credenciamento do hospital foi efetivado na última quinta-feira, dia 3. Desta vez são 5 leitos para UTI e 10 leitos para enfermaria e a habilitação foi feita pelo SUS, via Ministério da Saúde, para os próximos 60 dias com possibilidade de ser prorrogado de acordo com a necessidade do momento.

O prefeito Dieb explicou que o credenciamento ocorreu por conta de um trabalho constante da prefeitura e hospital junto aos órgãos competentes. Ele também citou o aumento de casos da doença em decorrência da nova variante Ômicron. Porém destacou: “Alguns municípios não foram habilitados a oferecer o serviço novamente e nós conseguimos devido à boa infraestrutura do hospital. Outro fator decisivo foram os investimentos que a prefeitura e hospital fizeram em equipamentos, o que permitiu montar estes 5 leitos de UTI e 10 de enfermaria”.

O provedor Osny frisou: “Essa importante conquista para Colina é graças ao trabalho conjunto entre hospital, prefeitura e vereadores. Somos uma família que de mãos dadas é muito mais forte”.

Ele explicou que para viabilizar esta homologação foi preciso adquirir boa parte dos equipamentos e pedir outros emprestados. “É preciso lembrar que no primeiro momento, em junho de 2021, foi o Estado que equipou os 10 leitos quando da instalação da UTI. O governo estadual alugou os equipamentos que permaneceram aqui até o mês de novembro. Os equipamentos foram retirados assim que terminou o contrato, que também coincidiu com a redução dos casos de internação. Diante do objetivo de tornar a UTI permanente começamos a comprar equipamentos com a ajuda da prefeitura. Isso nos credenciou junto ao SUS de abrir a UTI novamente, desta vez com 5 leitos e também oferecer 10 leitos na enfermaria para recuperação”.

O provedor também explicou que as vagas são contratadas por meio da CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) do Governo Estadual em parceria com o Ministério da Saúde. Portanto, as vagas são ofertadas a nível regional. Ele informou que tão logo o hospital foi habilitado já chegaram pacientes de Severínia, Olímpia e Altair. Na segunda-feira, 7, a UTI estava com 100% de ocupação e a enfermaria 60%

MAIS UMA ETAPA RUMO A UTI PERMANENTE

“Nosso grande sonho é transformar a UTI provisória em permanente e, posso afirmar, que este objetivo está cada vez mais próximo. O  Ministério da Saúde solicitou algumas adequações para que isso se torne efetivo e nós vamos trabalhar para que isso ocorra. Esperamos, em breve, anunciar esta conquista tão esperada”, finalizou o prefeito.