Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 12/03 a 16/03

Dia 12 – Sábado

19h – Missa na Matriz

FESTA DE SÃO JOSÉ NO LAR PAROQUIAL no sistema delivery

Dia 13 – Domingo

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

19h – Missa na Matriz

Dia 15 – Terça-feira

19h30 – Via – Sacra na Matriz

Dia 16 – Quarta-feira

19h30 – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Matriz

20h – Confissões em Miguelópolis

  “QUAIS FORÇAS IMPULSIONAM A SUA VIDA?”

Neste próximo domingo, a liturgia nos propõe o episódio das “tentações” de Jesus no deserto. O evangelho de Lc. 9, 28-36, nos apresenta Jesus “cheio do Espírito Santo, que logo depois do episódio do Batismo, é guiado por este Espírito no deserto.

Transcorridos os quarenta dias, isto é, um tempo cumprido que indica uma experiência cumprida, o futuro Messias deve haver-se com as forças que governam este mundo, personificadas na figura do diabo tentador. A primeira força é a do sucesso político que se apresenta na sua forma mais bem sucedida, ou seja, na arte demagógica de ganhar a simpatia e aprovação das multidões, prometendo-lhes pão em abundância. Todos os grandes ditadores da história usaram essa estratégia para subir ao poder.

A segunda força é a econômica, a hegemonia e a adoração do deus dinheiro. O poder econômico produz glória e de fato governa o mundo acima de todo Estado ou nação. Também hoje os interesses econômicos dos bancos internacionais e de algumas multinacionais determinam de fato a política, o bem-estar de todo povo e as relações entre os Estados. A terceira força se apresenta mais sútil e sobrenatural. É a capacidade de vencer com efeitos milagrosos, de apresentar-se invencível, imortal, de entrelaçar o poder humano a uma espécie de poder divino que tomaria o futuro messias inatacável, superior a todo possível “pedra de tropeço” que um eventual grupo de oposição e de protesto poderia se lhe contrapor. Com esses poderes, o sucesso messiânico de Jesus teria sido um sucesso sem fim, um triunfo eterno. Pena que ao contrário, ele escolherá morrer na cruz, aparecer como um messias fracassado, no fim só e sem nenhum poder. É realmente verdade que a sabedoria de Deus é loucura para os seres humanos (1Cor. 1,25).

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANAPároco