Notícias da Paróquia

Notícias da Paróquia 04/04 a 10/04

Dia 05 – Sexta-Feira

15h – Exposição do Santíssimo na Matriz

18h – Bênção do Santíssimo e distribuição da Eucaristia

Dia 06 – Sábado

19h – Missa na Matriz

Dia 07 – Domingo da Misericórdia

08h – Missa na Matriz

09h30 – Missa com as crianças na Matriz

10h30 – Missa da Misericórdia na Associação Providência Santíssima

19h – Missa na Matriz

“EM JESUS RESSUSCITADO, COMUNICAR AO MUNDO O REMÉDIO DA MISERICÓRDIA”

         O Domingo da misericórdia, o segundo da Páscoa, continua a nos por diante do mistério da ressurreição de Jesus, uma nova luz que atravessa o mundo. De fato, a misericórdia que aprendemos da escola do Evangelho é pôr o coração em tudo que fazemos, transformando as realidades de escuridão. O compositor e poeta canadense Leonard Cohen escreveu uma canção chamada Anthem, que diz: “Há uma fenda em tudo! É assim que a Luz entra”.

         Tudo estava trancado ao redor dos discípulos, que “por medo”, estavam escondidos e lutavam contra o desânimo provocado pela crucificação. O Evangelho de Jo 20, 19-31 – revela que Jesus ressuscitado é aquele que atravessa a barreira do fechamento. Vencedor da morte, permaneceu no centro da pequena comunidade que tinha chamado e enviado. Seus gestos foram muito particulares: desejou a paz e soprou sobre eles, retomando o gesto criador do Gênesis, convidou Tomé a tocar as feridas dos pregos e da lança, pediu que superassem o medo e fossem comunicadores do amor e da misericórdia.

         Com Tomé, as fendas do mundo ganharam outro significado. Pela sua dúvida e ausência da comunidade, Jesus mostrou-lhe as marcas dos pregos e da lança, o que foi acompanhado de grande profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus ressuscitado é o mesmo Jesus crucificado que carregou a marca das feridas: Elas são sinais de que a crueldade dos agressores não tem a última palavra.

Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA – Pároco