Destaques da Semana

Bandidos invadem prefeitura e furtam R$ 50 mil

Furto e tentativas de roubo assustam moradores

Os funcionários da Prefeitura de Jaborandi levaram um grande susto na manhã de quinta-feira, dia 20, quando chegaram ao trabalho e encontraram o cofre, que fica na sala da tesouraria, com a porta arrancada, caída no chão e sem a quantia de R$ 50 mil que seria usada no pagamento dos integrantes da “Frente de Trabalho”, um dos programas sociais mantidos pelo Executivo. O prejuízo só não foi maior porque a quantidade restante do dinheiro seria completada no dia seguinte para pagamento de todos beneficiários. 

Segundo apurado pela polícia, o furto foi cometido por pelo menos 3 bandidos encapuzados, com boné e máscara, um deles com uma mochila nas costas, que chegaram a pé na noite do dia 19, pularam o muro dos fundos da prefeitura e abriram uma das portas com uma chave mixa, que permite a abertura em frações de segundos.

Os criminosos sabiam exatamente o que estavam fazendo porque além do dia certo, quando havia um grande volume de dinheiro no cofre, foram até a sala da tesouraria, também aberta com a chave mixa, e arrombaram o cofre com as ferramentas que estavam na mochila. O cofre muito antigo e pesado, usado há mais de 50 anos, é revestido de concreto chamando a atenção o fato de a porta inteira ter sido arrancada.  Segundo apurado, uma das ferramentas usadas no arrombamento do cofre pode ser uma marreta e até um pé de cabra para ajudar na abertura da porta.  Segundo informações, os ladrões não mexeram em nada na sala e nem no cofre, apenas viraram a gaveta onde estava o dinheiro e levaram até as moedas.

Imagens de câmeras próximas ao prédio da prefeitura apontam que o local foi invadido por volta das 21h40 e a saída dos bandidos aconteceu às 23 horas, mas ninguém viu ou ouviu nada, nem as marretadas para abrir o cofre.

O pessoal da limpeza que chega antes do expediente estranhou o fato da porta da tesouraria estar aberta e ligou para um dos funcionários, que foi surpreendido pela cena do cofre arrombado. Os bandidos deixaram para trás a chave mixa usada no furto e um moletom. A polícia investiga o caso para identificar os autores do ousado crime que repercutiu na mídia regional.

VÍTIMAS DE FURTO E TENTATIVAS DE ROUBO ACREDITAM QUE CRIMES TÊM RELAÇÃO

O mais estranho é que paralelo ao furto do cofre, outros fatos, ocorridos na cidade no mesmo dia, podem ter colaborado para a fuga dos assaltantes e até para distrair a atenção da polícia. Na quarta-feira, dia do crime, houve o furto de uma moto e as tentativas de roubo de outra moto e da casa de um ex-vereador.

A Twister 250, preta, ano 2008, do servidor público Marcos Abílio foi furtada em frente da sua casa, na Rua Luiz Gambarato – São Benedito, entre às 17h30 e 18h do dia 19. “Deixei a moto na porta de casa e como chovia muito não havia ninguém na rua. Nas imagens das câmeras não dá para ver nada porque a filmagem foi prejudicada pelo mau tempo. Eu e vários amigos já vasculhamos a zona rural, mas nada da moto”, lamentou a vítima que não perde a esperança em reaver o veículo.

O barbeiro Mateus dos Santos trafegava com a CB 300, preta, ano 2010, pela Av. Jaime Nicolau Martins, por volta das 21 horas do dia 19 quando percebeu que um homem, vindo do outro lado da avenida, atravessou o canteiro, colocou a mão por baixo da roupa simulando estar armado dizendo “perdeu”. “Levei um susto enorme quando percebi a intenção de roubar a minha moto. Como não vi a arma, fui mais para o canto da via, acelerei e fugi do bandido. Outro comparsa ficou do outro lado da avenida, embaixo de uma árvore, numa moto 150 escura”, contou Mateus que acredita que os fatos tem relação entre si. “Foi uma coisa atrás da outra. Acredito que a intenção dos criminosos era desviar a atenção e ocupar a polícia para praticar o furto na prefeitura com mais tranquilidade”, disse o barbeiro.

A família do ex-vereador Aílton Crispim também levou um grande susto quando um bandido tentou roubar a residência na Rua Liberdade, bairro São Benedito. Era por volta de 0h50 do dia 19 quando ele e a esposa, que já estavam dormindo, foram despertados pelo filho dizendo que alguém estava tentando entrar na casa. “O meu filho estava assistindo TV quando escutou um barulho e viu um homem com boné e máscara no portão, do lado de dentro do quintal. Ligamos diretamente para o policial militar que estava de serviço naquela noite que, coincidentemente, estava patrulhando perto de casa. Por causa do furto na prefeitura a polícia estava em alerta nesta noite. O bandido já tinha tirado o portão do trilho, deixando um vão por onde passou. O policial efetuou patrulhamento nas redondezas, mas não avistou ninguém”, contou Crispim que afirmou que todos ficaram apavorados na casa.