Jaborandi

Prefeitura amplia distribuição de remédios em 20% e ainda reduz gastos

O acesso da população jaborandiense a um sistema de saúde adequado é um desafio que atual administração tem encarado como prioridade desde janeiro de 2021 quando o prefeito Silvinho assumiu o Executivo.

“Com seriedade e responsabilidade estamos avançando em todos os níveis de atendimento da rede e serviço público de saúde. A  Assistência Farmacêutica recebe especial atenção da nossa administração, pois garantir o acesso da população a um rol de medicações que contemplem as necessidades primordiais  foi um compromisso firmado e que estamos encarando de frente”, enfatizou Silvinho que explicou que  em apenas 1 ano e 4 meses de gestão a administração construiu o Centro Integrado de Assistência Farmacêutica (CIAF), que integra em único local serviços antes dispersos em vários prédios públicos facilitando o acesso a quem precisa da Assistência Farmacêutica.

MAIS DE 1 MILHÃO DE MEDICAMENTOS

“Além do novo espaço físico tomamos várias medidas de eficiência administrativa e gestão que possibilitaram que ampliássemos a dispensação de medicações do componente básico em 2021 em aproximadamente 20%, passando de 866.131 unidades de medicamentos em 2020 para 1.013.812 (hum milhão e treze mil, oitocentos e doze unidades), dispensadas no primeiro ano de nossa gestão. Apesar do aumento de 20%, reduzimos o gasto com essas aquisições em cerca de 8%. Competência, responsabilidade e zelo pelo recurso público garantiram esta economia, além de iniciativas inéditas como a realização do I Censo Municipal, que traçou o perfil epidemiológico da população e a realização de compras via um amplo certame licitatório, que incluiu 100% das principais medicações”, salientou Silvinho.

Os medicamentos inclusos no componente estratégico também são atendidos pelo munícipio, mesmo não possuindo financiamento dos entes da federação (união/estado) para tal finalidade. “Esses medicamentos antes entregues na sede da prefeitura e sem lançamento no sistema integrado de gestão de estoque, passaram a serem dispensados, após triagem social no CIAF, supervisionado por profissional da área e com entradas e saídas realizadas dentro do sistema, facilitando desta forma o controle e a correta gestão dos estoques”, reforçou o prefeito. Ele ainda acrescentou: “No ano de 2020 foram gastos com medicações fornecidas através de demandas sociais/judiciais R$ 669.961,61. Em 2021 os gastos alcançaram o montante de R$ 690.887,17, perfazendo um aumento de 3,03%. Eficiência, responsabilidade e compromisso em encarar o desafio de promover a assistência farmacêutica com dados reais e não com achismos e finalidades puramente eleitoreiras, são os principais fatores de avançarmos tanto em tão pouco tempo em uma das áreas de maior gargalo nas ações e serviços públicos de saúde de todos os munícipios brasileiros”, finalizou Silvinho.