Principais Notícias

Estado amplia atendimento para vítimas de escorpião

Não é a toa que a Secretaria Municipal de Saúde realiza com frequência ações para conscientizar a população dos cuidados que devem ser tomados para evitar ataques de escorpiões, que podem ocasionar internações e óbitos pela gravidade do envenenamento, principalmente em crianças de até 10 anos que são consideradas grupo de risco.

A iniciativa fez parte da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpianismo, realizada de 22 a 26 de agosto. O Estado ampliou em 22% a rede de pontos estratégicos para aplicação de soro antiveneno. A expansão ocorreu ano passado, quando o número passou de 172 para 211, cobrindo todas as regiões do Estado. O Pronto Atendimento Municipal sempre foi uma das unidades de referência, existentes na região, para atendimento de acidentes com animais peçonhentos.

Desde 2011, o Estado registrou mais de 230 mil ataques de escorpiões com 63 mortes. Apenas no ano passado, foram mais de 33 mil picadas com 7 óbitos. Neste ano, já foram registrados 20 mil acidentes relacionados a este animal peçonhento e 3 mortes.