Destaques da Semana

Risco de incêndio coloca Defesa Civil em alerta máximo

Colina já registrou neste ano 226 focos de queimadas, segundo dados do INPE

A vegetação extremamente seca por conta da estiagem é um pavio condutor para incêndios de grandes proporções que, em poucos minutos, consomem áreas inteiras de mata causando grandes prejuízos ambientais e agrícolas. Por isso os cuidados precisam ser redobrados e necessitam da cooperação de todos, pois uma simples bituca pode causar um dano incalculável.

Segundo relatório anual emitido pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, neste ano o município já soma 226 focos de queimadas. No ano passado inteiro foram 128 focos na área rural, sem contar as ocorrência na cidade que foram combatidas pelo Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que está em alerta máximo com o perigo iminente de queimadas. O órgão acompanha, em tempo real, as atualizações feitas pelo INPE que levam em conta todas as imagens de satélites.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaci Salim Paro, que também é coordenador da COMDEC, informou que Colina se encontra com risco alto de incêndio em vegetação quando a umidade relativa do ar está baixa e em determinados períodos mais críticos do dia.

FORÇA TAREFA

“Durante a estiagem, geralmente, Colina fica na cor amarela que significa em observação. A cor roxa é usada em caso emergencial. Essa classificação é enviada diariamente pela Defesa Civil Estadual e divulgada no Facebook da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Colina Spma). Também recebemos do Estado boletins e alertas quanto ao risco de incêndios”, informou o coordenador que ressaltou: “A Defesa Civil Municipal também usa suas redes sociais para fazer alertas. Devido as grandes extensões da área rural foi criada uma força tarefa na prevenção de incêndios, que engloba a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e usinas que sempre que solicitadas nos atendem prontamente”.

TELEFONE 24 HORAS

O município possui um telefone de emergência, o 3341-2263 (barracão), que está disponível 24 horas para atender ocorrências na área rural. “Embora exista este telefone permanente, em casos de ocorrências de incêndio no campo, o produtor rural deve contatar também o Corpo de Bombeiros (193) que é o mais indicado. É de suma importância a execução de aceiros nos entornos das propriedades”, salientou Paro que também coloca o telefone da Secretaria (3341-9520) à disposição da população.

EQUIPAMENTO PRÓPRIO

O município possui também equipamentos próprios no combate a incêndios e está conectado ao Corpo de Bombeiros para atendimentos de ocorrências desta natureza.

A COMDEC, instalada no município, conta com brigadistas capacitados pela Defesa Civil Estadual. O município foi contemplado recentemente com uma pick up, tanque de 400 litros, 2 motosserras, 16 holofotes, 2 geradores elétricos e outros equipamentos para uso nas ações da Defesa Civil.