Principais Notícias

Atraso em pesquisa prorroga Censo do IBGE

A escassez e a evasão de recenseadores têm atrasado a coleta de dados nos domicílios pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – que anunciou a prorrogação do término da pesquisa para dezembro. O Censo começou em agosto e a conclusão estava prevista para o final deste mês.

O coordenador de área do Censo, Júlio César Mora, da agência do IBGE em Barretos, explicou que em Jaborandi o Censo está bem adiantado, restando a coleta de informações em alguns setores. “Em Colina o trabalho está lento devido à falta de recenseadores, mas concluiremos a pesquisa dentro do limite estabelecido”, frisou Mora.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, destacou na imprensa que responder o Censo é um ato de cidadania se referindo à dificuldade que os recenseadores estão tendo na coleta das informações, um dos motivos também do atraso.

“Estamos fazendo uma busca ativa para ter mais recenseadores, que já está em curso desde a semana passada. Queremos entregar ainda este ano os primeiros dados para cumprir a exigência do Tribunal de Contas por causa do Fundo de Participação dos Municípios”, declarou Azeredo.