Destaques da Semana

Casal concluiu os 42,195 km da Maratona de Berlim

Assim como o esporte, que é feito de desafios, o casal de atletas Rômulo S. Zanetti/Genoveva superou os limites e concluiu os 42,195km da Maratona de Berlim, na Alemanha, conhecida como a prova de recordes.

Das 45.527 inscritos de 157 nações, 34.777 concluíram a maratona realizada no dia 25 de setembro. O Brasil foi o 7º país com o maior número de participantes, 1.161 no total. 

A experiência internacional foi a primeira do casal, porém a estreia de Rômulo aconteceu dois meses antes, em julho, na SP City Marathon. “Conciliar os treinos com a rotina diária foi muito desafiador. Completar o percurso de mais de 42km e cruzar a linha de chegada representou muito porque durante a preparação a distância mais longa que atingimos foi 34km”, contaram os atletas que têm a mesma idade, 42 anos.

“A princípio o frio era um receio, no entanto, no dia da prova o clima estava ótimo para correr. Outro fato que nos chamou atenção é a quantidade de mulheres, já que um terço dos competidores que concluíram o percurso era feminino”, acrescentaram.

O casal também disse que além da primeira maratona internacional, a experiência ficou ainda mais especial com o queniano Eliud Kipchoge, que quebrou a marca mundial da maratona com o tempo de 2h01m09, trinta segundos abaixo da própria marca anterior. O ex-jogador Kaká também correu a maratona na Alemanha. “Um mar de atletas tomou conta da capital alemã e infelizmente não tivemos a oportunidade de ver nem o queniano e nem o ex-craque de futebol”, comentaram Rômulo e Genoveva que talvez sejam os primeiros inscritos de Colina a participar da prova.

DECISÃO NA PANDEMIA

A decisão de participar da maratona aconteceu ainda durante a pandemia. “Quando tivemos uma prova cancelada por conta da Covid, decidimos que quando a vida retornasse ao normal iríamos correr uma maratona e que seria em Berlim por tudo que a prova representa para esse esporte”, salientaram Rômulo e Genoveva que começaram a se preparar 4 meses antes.

“O treino de 16 semanas foi dividido em 4 ciclos de 4 semanas. Somos treinados pelo professor Carlos, da assessoria Carlos Freitas, que passa a planilha de corrida. Também fazemos treinamento específico com o Gustavo Parra e reforço muscular na Triathlon”.

BENEFÍCIOS INFINITOS

A colinense Genoveva começou a correr primeiro. “O Rômulo não teve outro jeito a não ser me acompanhar. Eu corro há mais de 5 anos e ele iniciou um ano depois”.

O casal disse que a prática do esporte trouxe várias mudanças benéficas, que vão muito além da estética e da mudança física. “Além de nossa válvula de escape para o stress, a corrida melhora a autoestima, o autoconhecimento, promove novos círculos de amizade, entre muitos outros benefícios. A lista é infinita”.

O casal pretende disputar a São Silvestre no final do ano. “Não é bem um desafio, mas uma celebração para comemorarmos as conquistas e agradecer por mais um ano”, concluiu o casal que pretende correr enquanto for possível.