Barretos e Região

North Shopping Barretos amplia seu conceito “Pet Friendly”

O North Shopping Barretos já aceita receber visitas dos cachorros de seus clientes desde 2019, um dos espaços “Pet Friendly” mais procurados da região, segundo pesquisas. A novidade é que o centro de compras ampliou o conceito e a partir de agora, além dos cachorrinhos de pequeno porte, passa a abrir suas portas para cachorros de todo porte e gatos com comportamento dócil, cada qual com seus tutores e, respeitando um conjunto de regras já estabelecidas. 

“Os espaços que se dispõem a ser Pet Friendly (expressão americana adotada pelos brasileiros, a fim de informar que aquele estabelecimento é “amigo dos animais domésticos”) estão se tornando mais comuns, mas devem oferecer, além da receptividade aos animais, acordos de convívio harmônico. No North Shopping esse acordo está presente com muita clareza, inclusive na ampliação das raças permitidas a partir de agora, inclusive gatos”, explica o gerente geral do North Shopping Barretos, Ricardo Martins Marques. 

O texto de regras do empreendimento diz textualmente que “é permitido o acesso e a circulação dos cães e de gatos nas áreas internas do shopping, porém, algumas raças de cachorros, de porte médio ou grande, ainda não são permitidas, sendo elas: Akita, American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, Chow, Dobermann, Dogo Argentino, Fila Brasileiro, Husky Siberiano, Kangal, Pastor Alemão, Pastor Belga-Malinois e Rottweiller”. 

Para acesso ao shopping, os pets devem estar saudáveis e com a carteira de vacinação em dia em mãos, pois a administração pode solicitar para verificação. O tutor precisa estar permanentemente com o cachorro na coleira e guia. A circulação dos pets é livre nos corredores, na Praça de Eventos, estacionamento e nas lojas sinalizadas com o adesivo “Pet Friendly”. Os condutores dos cães e gatos devem respeitar as normas individuais de cada loja, sendo assim, as que não tiverem o adesivo na porta/vitrine, o acesso é proibido. 

Durante o passeio com o pet no shopping, podem acontecer imprevistos fisiológicos, a orientação é que o tutor recolha toda a sujeira, há sacos coletores disponíveis nas entradas do North Shopping e para o descarte existe uma lixeira no mesmo local. Em caso do xixi, o dono do pet deve solicitar a um colaborador do shopping que acione a equipe de zeladoria/limpeza. 

Os espaços em que o acesso dos animais não são permitidos: Praça de Alimentação, restaurantes, cafés, clínicas médicas, cinemas, bancos, farmácias e fraldários, exceto aos cães-guias, que podem acessar livremente esses locais, conforme Lei Federal nº 11.126 de 27 de junho de 2005.

É proibido que os pets fiquem em cima de mesas, cadeiras ou sofás existentes nas áreas comuns do shopping, nas esteiras rolantes (mesmo que estejam no colo, independentemente do seu tamanho) e entrem nos banheiros, exceto os que ficam em frente a academia. Ao trazer um cão ou gato para passear no North Shopping, o proprietário do pet assume a exclusiva responsabilidade de quaisquer danos que o animal ocasione a terceiros, a outros animais, aos lojistas ou ao próprio Shopping, segundo os termos do artigo 936 do Código Civil.