Principais Notícias

Colinenses sobem no Pico do Corcovado

Os colinenses Bruno Caminotto e Rodrigo Oliveira praticantes do trekking, que requer muita resistência física para caminhar longas distâncias, concluíram o primeiro desafio do esporte praticado recreativamente: subiram e acamparam no Pico do Corcovado, em Ubatuba, considerado o cume mais alto do litoral norte.

A aventura dos esportistas, ambos com 27 anos, começou no último dia 19 no núcleo da Aldeia Picinguaba, no interior da Mata Atlântica, onde iniciaram a escalada de aproximadamente 16km até o pico que registra altitude de 1.160m. “Na verdade é uma trilha de trekking, não de alpinismo, embora possua alguns trechos característicos de escalada, mas não requer equipamento ou treinamento profissional, apenas intenso condicionamento físico”, relataram os aventureiros que acrescentaram: “Essa foi nossa primeira trilha/montanha de nível difícil com necessidade de acampar. Uma das dificuldades foi o desgaste físico. Sabíamos que não era uma trilha para iniciantes, mas não imaginávamos o quão íngreme e fechado era o caminho. Além do cansaço, teve muito desgaste muscular dos braços e pernas somados ao racionamento de água e comida”.

O despreparo material também foi outro obstáculo enfrentado pela dupla. “A umidade aliada ao frio da altitude elevada encharcou parte dos agasalhos e a chuva nas barracas. Isso tudo junto com o vento geraram preocupação, pois além da exaustão havia a possibilidade de adoecermos”, salientaram Bruno e Rodrigo.

Os colinenses retornaram a Colina no último dia 20 e estão prontos para o próximo desafio que, provavelmente, será subir o Pico do Lopo, na Serra da Mantiqueira, divisa dos estados de SP e MG.