Destaques da Semana

Operação desarticula grupo criminoso que comandava tráfico interestadual de drogas

Entorpecente vindo do Mato Grosso do Sul abastecia Colina e região

A frente da delegacia ficou lotada de viaturas na madrugada de terça-feira, dia 17, quando foi desencadeada a Operação “Discipulus”, que contou com apoio de 25 policiais civis de Colina, Barretos e unidades subordinadas à Seccional  que cumpriram 7 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de busca e apreensão e efetuaram a apreensão de um menor infrator.

A ação teve como objetivo principal a desarticulação de célula criminosa, sediada em Colina, responsável pelo transporte de grandes quantidades de drogas do estado do Mato Grosso do Sul com destinação a Colina e região. O trabalho, coordenado pelo delegado Gustavo Coelho, contou com a participação do representante do Ministério Público, promotor Giulio Saraiva e da Polícia Penitenciária de Ribeirão Preto, inclusive com um cão farejador.

As investigações tiveram início há 5 meses com a apreensão de 51kg de maconha pela PM, mas em novembro do ano passado a Polícia Civil de Colina interceptou uma carga de maconha escondida nos fundos falsos de um ônibus “Escolar” com mais de uma tonelada de maconha e culminou com a prisão, em flagrante, do indivíduo apontado como líder do grupo criminoso que está preso desde então. A apreensão que, segundo a polícia na época resultou num prejuízo de mais de 2 milhões de reais aos traficantes, motivou o nome da operação que em latim significa “estudantes”.

O trabalho de identificação de mais membros do grupo criminoso continuou com o levantamento de mais 6 envolvidos. As ordens judiciais foram deferidas pelo Poder Judiciário e tiverem parecer favorável do Ministério Público. Os mandados foram cumpridos em diversos endereços, nos bairros Vila Guarnieri, CDHU 1, Cohab 3, Vila Fabri e Jardim Universal resultando na prisão de  6 pessoas (4 homens e duas mulheres) e um dos alvos encontra-se foragido. Uma mulher também foi atuada em flagrante durante a operação. Além disso, cerca de 1kg de maconha, balanças de precisão e celulares também foram apreendidos.