Principais Notícias

Coopercitrus faz mentoria do AgroHacka Sebrae para universitários

Iniciativa realizada durante a Agrishow visa agregar valor para que a nova geração desenvolva soluções plausíveis para o agronegócio e o pequeno agricultor, com base nos pilares ESG.

Na manhã de quinta-feira (3), durante a Agrishow, a Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, em parceria com o Sebrae, deu início a série de palestras e conversas para otimizar o caminho entre a inovação e o pequeno agricultor, objetivo principal do AgroHacka, desenvolvido pela Hackathon Brasil, jornada de inovação do Sebrae que convida jovens talentos da universidade para desenvolver soluções de tecnologia.
 

Durante dois dias, os estudantes tiveram palestras que elucidaram a questão do ESG dentro do universo do pequeno agricultor. O gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Coopercitrus, André Rossi, palestrou sobre ESG para Agricultura Familiar como pontapé inicial para o Hackathon sobre Desafios da Sustentabilidade, que busca o desenvolvimento de soluções inovadoras para o campo.
 

Rossi considera o projeto do Sebrae inovador e motivador para os jovens talentos: “É uma maneira da nova geração desenvolver soluções plausíveis para o agronegócio. Me desafiaram a falar como que uma propriedade pode servir socialmente ao meio em que ela está, à comunidade onde esta propriedade está próxima e como ela pode ser economicamente viável, ter seus processos de governança de sucessão, para que o produtor se mantenha com base na terra e que tenha, nas próximas gerações, vínculos ao sistema produtivo agropecuário”, explica.
 

A proposta do AgroHacka, segundo Caio Vassão, consultor do Sebrae for Startups, é justamente convidar os jovens empreendedores a aprenderem técnicas de inovação: “Neste caso, estas técnicas são aplicadas diretamente na questão da sustentabilidade e o desafio que eles têm é trabalhar os princípios ambientais, de questões sociais e de governança aplicados para o pequeno agricultor”, explica.
 

Vassão diz ainda que a Coopercitrus é uma porta de entrada para o pequeno produtor aprender o que é ESG ou qualquer outra prática de sustentabilidade: “São mais de 30 participantes ativos durante todo o dia e, entre quinta e sexta-feira (4 e 5 de maio), eles serão provocados por mentores a respeito de conceitos fundamentais para aquilo que precisam desenvolver. A partir daí eles vão combinar ideias de diversas pessoas e estabelecer um grupo de trabalho que, no final, vai ser apresentado para nós”.
 

Localizado na Rua E3A, com 4.200 mil m², o estande da Coopercitrus é um dos maiores da Agrishow, reunindo 60 empresas parceiras líderes globais e mais de 550 colaboradores para atender os visitantes, oferecendo a mais completa linha de produtos para todas as etapas de produção, entre sementes, fertilizantes, defensivos, ferramentas, sistemas de irrigação, energia fotovoltaica, saúde e nutrição animal, tratores, máquinas, implementos e soluções de agricultura de precisão disponíveis no Campo Digital.
 

A Coopercitrus — Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores cooperativas do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 39 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.