Principais Notícias

Baixa adesão em crianças menores de 6 anos preocupa Saúde

CAMPANHA DA GRIPE

Baixa adesão em crianças menores de 6 anos preocupa Saúde

A vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o país e termina na próxima segunda-feira, dia 31. Apesar das várias ações, o município não atingiu a meta nacional de 90%. Até o último balanço no último dia 19 foram vacinadas  5.026 pessoas, o que corresponde a  53,79%

A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica,  informou que as puérperas atingiram a menor cobertura (28 no total) até o último balanço com 11 vacinadas (39,29%). A cobertura vacinal dos povos indígenas, vivendo fora das terras indígenas, foi de 108,82% com 37 doses, três a mais do que as 34 previstas.

“O percentual de cobertura em crianças menores de 6 anos em Colina e em todo o Estado é um fator preocupante. No município apenas 45,02% das crianças foram imunizadas, mesmo depois do esforço com campanhas, divulgação nas escolas e com a vacina disponível nas ESFs”, destacou a secretária de Saúde, dra. Sadia Ferreira que reforçou que a importância da imunização. “A vacina é segura e continua sendo a melhor forma de prevenção da gripe e suas complicações. Este imunobiológico oferecido pelo SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe, que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul”.

AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO

A secretária informou também que desde o início da campanha, equipes estiveram em todas escolas municipais, estadual e particulares vacinando professores e trabalhadores. A campanha também foi realizada na Apae, Asilo, Hospital, PAM ESFs. A imunização na zona rural ocorreu durante dois sábados seguidos, em maio teve o ‘Dia D’ com trenzinho, distribuição de pipoca e algodão doce, músicas e presença do casal Zé Gotinha e Maria Gotinha. Fizemos busca ativa dos povos indígenas e vacinamos todos, de casa em casa”, salientou Sadia.

A vacina contra a gripe e Covid continua disponível nas ESFs do Nosso Teto, CDHU 2 e Vila Fabri das 7 às 16h, mediante apresentação da carteira de vacinação e documentos.

SÍNDROME GRIPAL

O Ministério da Saúde publicou recentemente nota técnica sobre o aumento de casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças. Os quadros são causados, sobretudo, pelo vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças de até 4 anos.

“Nestes meses do ano é comum, entre o outono e inverno, já é esperado um aumento de casos de infecções respiratórias, pois vírus e bactérias se proliferam com facilidade e as crianças abaixo de um ano são mais afetadas pela imaturidade do desenvolvimento imunológico”, concluiu dra. Sadia.