Destaques da Semana

Governador e secretário participam da abertura da Coopercitrus Expo em Bebedouro

Feira de agronegócios ocorre de 24 a 28 de julho 

 O Governo de São Paulo participou na segunda-feira, 24, da abertura da Coopercitrus Expo 2023, na Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro.

Um dos principais eventos do calendário dos cooperados paulistas, o encontro proporciona imersão completa em tecnologias agrícolas, garantindo uma jornada de conhecimento aos produtores rurais. Neste ano, o tema da feira é “A casa do Cooperado”, com o objetivo de valorizar o trabalho conjunto de produtores rurais e seu papel no desenvolvimento das cadeias produtivas.

 Na feira, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o governo do estado disponibilizou técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) para auxiliar os produtores a realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o comprovante de regularização ambiental das propriedades.

 O governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Júlio Junqueira de Queiroz, estiveram presentes na abertura. 

 Foram destacados, na fala de abertura do governador, os avanços do agronegócio nos primeiros seis meses deste ano. Tarcísio citou o superávit de US$ 10 bilhões e o crescimento de 6% do agro paulista comparado ao mesmo período de 2022 e enfatizou que tudo ocorre em “um cenário de sustentabilidade avançado”.

 Ainda, ressaltou a importância do cooperativismo e reforçou o compromisso de ampliar a conectividade na área rural, por meio das linhas de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) que oferecem crédito com juros de 3% ao ano, que, segundo o governador, será um fundo com o volume cada vez maior de investimentos.

 O secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, acrescentou que “a Coopercitrus Expo 2023 é o berço do cooperativismo no Estado São Paulo. É um evento de grande importância, pois trabalha principalmente com os pequenos e médios produtores rurais”.

 Após a abertura, o governador e o secretário participaram de uma coletiva de imprensa em que abordaram, principalmente, a importância do cooperativismo no estado de São Paulo. Em seguida, percorreram os estandes e conversaram com produtores rurais. 

GRANDES AVANÇOS EM SP

 Os produtores paulistas já estão um passo à frente na questão ambiental. São Paulo conta com 96,4% dos imóveis rurais em condições de avançar no processo de regularização do Cadastro Ambiental Rural, registro que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais. 

 Até o momento, mais de 386 mil cadastros foram analisados no sistema estadual. Entre outras vantagens, o CAR garante ao produtor rural desconto de 0,5% nas taxas de juros das linhas de financiamento do Plano Safra, recém-divulgado pelo Ministério da Agricultura.

 Com os mutirões do Cadastro Ambiental Rural, o Governo do Estado reconhece essa agenda como urgente e estratégica para o futuro da agricultura paulista e brasileira. Até o momento, mais de 21 mil cadastros já estão validados em todas as etapas de regularização.

 O prefeito Dieb e o secretário Renê também prestigiaram o evento e acompanharam a visita do governador e secretário de Agricultura na vizinha Bebedouro.
Secretário Antônio Júlio e o governador Tarcísio na feira de agronégocios.