Destaques da Semana

Câmara extingue mandato do vereador Colosi

Nesta última segunda-feira, 16, o presidente da Câmara de Jaborandi, Júlio Carlos Cardoso, iniciou a sessão declarando a extinção do mandato do então vereador Marcelo Fernando Colosi (PTB), conhecido por “Sargento Colosi”.

O motivo da extinção foi o trânsito em julgado da sua condenação pelo crime de corrupção ativa, cuja ação penal teve origem na Quarta Auditoria da Justiça Militar do Estado de São Paulo e resultou na pena de um ano em regime aberto.

O crime de corrupção ativa, pelo qual foi condenado, aconteceu durante sua atuação enquanto Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sendo anterior à sua atuação na vereança.

A condenação em 1ª instância aconteceu em 2021, o ex-vereador recorreu contra a decisão no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), no Supremo Tribunal de Justiça  (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Mantida a decisão em todos tribunais e encerradas suas possibilidades de defesa, a Câmara agiu de ofício para encerrar seu mandato legislativo, não sendo necessária votação em plenário.

O 1º suplente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é Fabiano Firmino Lopes, conhecido como “Colexinha”, que deve ser empossado na próxima sessão, assumindo a cadeira de vereador.

Segundo consta, a posse do suplente deve ocorrer na próxima reunião da Câmara, que acontece no dia 1º de novembro.  

Mesa diretora da Câmara, presidida pelo vereador Júlio Cardoso, no momento da leitura do decreto que extinguiu o mandato do vereador Colosi.
Sargento Colosi não é mais vereador.
Fabiano “Colexinha” assume como vereador dia 1/11.