O Cemitério se prepara para receber um grande número de pessoas no final de semana prolongado que começa na próxima quinta-feira, 2 de novembro, dia de Finados.
O cemitério costuma ficar colorido com a quantidade de flores depositadas sobre as sepulturas, que são acompanhadas de orações e muita saudade. O Dia de Finados começa bem cedo com a tradicional missa em intenção das almas em frente ao cemitério. O local, que é bastante arejado e arborizado, também ganhará tendas.
A limpeza geral do cemitério, a pintura dos muros e guias é uma tradição que antecede o feriado. “Os serviços já começaram para que tudo esteja em perfeita ordem. Aguardamos uma grande movimentação já que Finados cai na quinta-feira, prolongando o final de semana o que acaba atraindo muitas pessoas de fora que aproveitam para visitar os familiares sepultados aqui”, informou Eugênio J. Borges Donini, administrador do cemitério.
LIMPEZA E REPAROS ATÉ DIA 1º
Além destes serviços é costume dos servidores que trabalham no cemitério fazer a varredura da área antes de finados em busca de animais peçonhentos. “Para evitar acidentes tomamos esse cuidado nos dias que antecedem o feriado. O cemitério também é morada de escorpiões e até cobras que, geralmente, ficam nas árvores em busca de passarinhos”, revelou Donini que acrescentou: “Durante um sepultamento ocorrido há pouco tempo uma pessoa percebeu a presença de uma cobra na copa de uma árvore e a atenção de todos foi desviada para o réptil da espécie jiboia, que não é venenosa e são as que aparecem no cemitério”.
O administrador pede para que as pessoas fiquem atentas à limpeza dos túmulos e pequenos reparos que devem ser feitos até a véspera do feriado. As reformas e serviços maiores precisam estar concluídos até neste final de semana. Os portões do cemitério abrem às 6h e fecham às 17h.
A Secretaria de Saúde aproveita a concentração de pessoas para a conscientização e orientação com relação à dengue para que a água dos vasos seja substituída por areia.