Principais Notícias

Saúde é premiada por trabalho contra o HIV

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde para combater a transmissão vertical do HIV, rendeu ao município o “Prêmio Luiza Matida”, idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids, entregue no dia 13 de dezembro, através do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos.

O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP, premia os municípios do estado que alcançam a meta de eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis. No caso de Colina, a premiação é em relação a eliminação da transmissão vertical do HIV.

A transmissão vertical, aquela passada de mãe para filho, é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. A maioria dos casos de transmissão vertical também pode ocorrer na gestação, durante o trabalho de parto e amamentação.

 “O prêmio é resultado da dedicação e do bom trabalho desenvolvido pelas equipes da saúde em ações de prevenção, diagnóstico oportuno e tratamento adequado dos casos identificados”, explicou Dra. Sadia Ferreira, secretária de Saúde que reuniu a equipe de enfermeiros da Rede Municipal para comemorar a conquista.

A Saúde Municipal disponibiliza os testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C  não só durante o pré-natal, mas também durante todo o ano para os demais grupos, através de  testes rápidos gratuitos, com diagnóstico imediato em todas as  Unidades Básicas de Saúde, uma vez que todos os enfermeiros responsáveis passaram por treinamento e estão aptos para realizar os exames.

A recomendação para àquelas pessoas que se colocarem em uma situação de risco é de que procurem uma das unidades e façam o teste. É fácil, rápido e sigiloso.